29 ABR 2013
HABITAÇÃO
Mutuários do Jardim do Bosque recebem contratos e informações técnicas

Na manhã do último sábado (27) a Prefeitura de Botucatu por meio da Secretaria Municipal de Habitação promoveu uma reunião com os primeiros 198 mutuários do Residencial Jardim do Bosque.

O encontro foi realizado no local das obras que tiveram início neste mês de abril. O futuro residencial está localizado na Rodovia Gastão Dal Farra, entre os residenciais Santa Maria e Maria Luiza, região Sul da Cidade.

Durante a cerimônia, além da oportunidade de conhecerem o futuro bairro que irão morar, os mutuários também receberam orientações técnicas da Caixa Econômica Federal e seus contratos registrados em cartório pela empresa Pacaembu Construtora.  Este novo residencial também conta com parceira do Sindicato dos Empregados do Comércio.

Inicialmente serão 330 casas com 43,74 m² que contarão com uma sala, dois quartos, banheiro, cozinha e área de serviço. Os imóveis são entregues com laje, banheiro azulejado e piso cerâmico em todos os compartimentos – exceto a área de serviço.

Cada unidade habitacional terá o valor de R$ 89.500, com financiamento junto à Caixa Econômica Federal em até 360 meses. O empreendimento é voltado a famílias de três a dez salários mínimos.

O secretário municipal da Habitação, José Carlos Broto, explica que estas 198 famílias que receberam durante o evento seus contratos e as informações técnicas já assinaram no dia 20 de março contrato com a Caixa Econômica Federal. Já as outras 132 deverão fazer o mesmo no próximo mês de maio. “Porém, a previsão é que sejam construídas no Jardim do Bosque um total de 880 residências”, comenta.

O Jardim do Bosque é mais um empreendimento dentro do programa Minha Casa Minha Vida, que surge para diminuir ainda mais o déficit habitacional que se acumulou em Botucatu após anos sem investimentos e uma política pública voltada ao assunto.

O prefeito João Cury Neto, em seu discurso, enfatizou o foco que a atual Administração Municipal tem dado à habitação e fez menção ao desenvolvimento organizado que acompanha a construção de novas moradias, como acontece hoje na região Sul de Botucatu.

“Com o Santa Maria e Maria Luiza, juntos, temos mais de 1.200 famílias. Agora virá o Jardim do Bosque, com espaço para mais 330. Mas nosso conceito como poder público, além de viabilizar as casas com importantes parcerias, também é levar para o mesmo local serviços públicos de qualidade na saúde, transporte e educação, tudo de forma planejada”, argumenta.

Política habitacional
De 2009 a 2012, a nova política habitacional implantada pela Prefeitura de Botucatu foi responsável pela viabilização de 1.434 novas moradias populares e, consequentemente, o surgimento de três novos bairros: Santa Maria, Flora Rica e Maria Luiza.

Além das 330 casas do Jardim do Bosque, já foram lançadas outras 499 unidades do Residencial Caimã, em construção no Distrito de Rubião Júnior, e 274 moradias do Residencial Jatobá, que serão construídas próximo ao bairro Convívio. Totalizam-se assim, 1103 unidades habitacionais contratadas nos primeiros quatro meses de 2013. Todas em parceria com a Pacaembu Construtora.

Uma das vertentes da Administração Municipal, através da Secretaria da Habitação, é estabelecer parcerias e criar condições para a concretização de novos empreendimentos que levem à construção de moradias populares em Botucatu. A meta é entregar 3 mil novas unidades até 2016.