15 ABR 2013
HABITAÇÃO
Sorteio do Residencial Caimã reúne 15 mil; lista de contemplados será divulgada quarta (17)

A cidade de Botucatu comemorou seus 158 anos de emancipação político-administrativa em grande estilo na tarde do último domingo (14), com a presença de mais de 15 mil pessoas no Largo da Catedral Metropolitana para acompanhar de perto o sorteio das 499 unidades do Residencial Caimã.

O sorteio das unidades promovido pela Prefeitura de Botucatu por meio da Secretaria de Habitação em parceria com a Caixa Econômica Federal e a construtora Pacaembu foi destinado a famílias com renda de até R$ 1,6 mil.

Ele foi realizado de forma transparente, em praça pública, com a chegada das urnas lacradas e a filmagem do nome completo e número do CPF, de cada pessoa sorteada. Na oportunidade, os presentes também puderam conferir o sorteio pelo telão.

O novo conjunto Residencial “Caimã”, que está em fase de construção na Rua Antonio Madureira, Jardim Saúde, Distrito de Rubião Junior, faz parte do programa “Minha Casa, Minha Vida”, do Governo Federal.

Serão investidos R$ 34,9 milhões, com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR). A previsão de entrega das casas está marcada para abril de 2014.

Cada casa terá o valor unitário de R$ 70 mil, com área construída de 41,20m², divididos em dois quartos, sala, banheiro e cozinha. Todas as unidades serão equipadas com aquecimento solar, sendo parte delas adaptadas para portadores de necessidades especiais.

As pessoas aptas a participar do sorteio realizaram o cadastro habitacional promovida pela Secretaria Municipal de Habitação, em julho e agosto de 2012. Na ocasião foram cadastradas pouco mais de 6,8 mil famílias com renda de até R$ 1,6 mil e foram selecionadas como aptas ao sorteio 5.279.

O secretário Municipal de Habitação, José Carlos Broto explica que durante o evento foram sorteados ao todo 850 nomes, sendo 499 titulares das casas e 351 pessoas para o cadastro reserva.

“A lista oficial de todos os sorteados das 499 e seus suplentes será divulgada nesta quarta-feira, dia 17 de abril no site da Prefeitura de Botucatu, www.botucatu.sp.gov.br”, esclarece.

Durante o sorteio, uma da equipe da Secretaria de Habitação ficou na Escola Municipal “Dr. Cardoso de Almeida” - Cardosinho com a lista impressa das pessoas aptas a participarem do sorteio. Ao lado do palco uma tenda foi montada para distribuição de informações por meio de panfletos para os munícipes que foram sorteados.

Sonho da casa própria
O prefeito João Cury Neto enfatizou em seu discurso que a casa é mais que um bem material para as pessoas. “Ela, antes de tudo, é a proteção da família. Na gestão passada prometemos entregar uma casa por dia em nossa administração e foram contempladas quase 1.500 famílias com os conjuntos habitacionais novos e agora dobramos este desafio. Queremos entregar até 2016 duas residências por dia, sendo casas ou apartamentos. E assim chegar há oito anos de gestão com mais de 4 mil famílias contempladas com moradia própria em Botucatu”, afirma.

Emocionada, Aparecida Butazoli da Silva, mãe solteira, foi uma das sorteadas e mencionou que seu grande sonho foi realizado. “Estava há uma semana sem dormir direito esperando este sorteio e agora vou ter um lar para criar meus filhos. Tenho uma casa para chamar de minha”, declarou.

Claudia Alves da Fonseca, que morava de aluguel, também foi uma das contempladas no evento e não conteve a emoção. “Meu filho paga meu aluguel há anos e agora como fui sorteada ele estará liberto disto, eu vou ter minha casa própria”, relata.

Processo após sorteio
A Prefeitura de Botucatu informa que somente os sorteados titulares, incluindo os idosos, devem comparecer na Secretaria de Habitação (Sehab), localizada na Rua Antonio Bernardo, 45, Lavapés, no período de 18 a 30 de abril, das 8 às 16 horas, de segunda a sexta-feira, para retirar a senha de atendimento e lista de documentos necessários. Os que pertencem ao cadastro reserva devem comparecer ao local para o mesmo procedimento entre os dias 2 a 8 de maio.

O secretário Municipal de Habitação, José Carlos Broto, enfatiza que os sorteados do grupo de pessoas com deficiência (PCD) titulares e reservas não precisam se deslocar até a Sehab.

“É importante reforçar para este grupo que a própria equipe da Secretaria de Habitação irá entrar em contatos com essas pessoas por meio de telefone ou visita para realizar o primeiro passo do atendimento”, esclarece.

Secretaria de Habitação
Rua Antonio Bernardo, 45 - Lavapés