12 MAR 2013
Índice de infestação do mosquito transmissor da dengue preocupa Vigilância Ambiental de Botucatu

A Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) de Botucatu realizou entre os meses de janeiro e fevereiro passados a Avaliação de Densidade Larvária (ADL), atividade que tem como objetivo medir o índice de infestação do aedes aegypti e identificar os principais criadouros do mosquito transmissor da dengue.

De acordo com a equipe da VAS, os resultados obtidos na amostragem do índice de infestação predial, ou seja, a porcentagem de residências com larvas do mosquito em Botucatu, são preocupantes.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estabelece a seguinte classificação dos índices de infestação por Aedes aegypti: de 0 a 1% dos imóveis com larvas - satisfatório; 1,1 a 3,9%, - sinal de alerta; acima de 3,9% - risco de epidemia.

O índice em Botucatu, atualmente, encontra-se em 5,5% [confira abaixo percentual por região da Cidade]. Esse percentual estima que aproximadamente três mil imóveis no Município estejam infestados com larvas do mosquito, o que coloca a Cidade na faixa de risco de epidemia. Apesar de registrar um índice alto para os padrões da OMS, outras cidades da região e do Estado estão com números de infestação ainda maiores, beirando inclusive os 10%.

O supervisor de Serviços de Saúde Ambiental e Animal, Valdinei Moraes Campanucci da Silva, diz que tais índices de infestação da dengue são um dos maiores dos últimos anos e por isso a VAS alerta a população a não deixar recipientes em condições de acumular água parada.

“As avaliações anteriores mostraram que os principais criadouros do mosquito são justamente aqueles recipientes que têm utilidades para os moradores como prato de planta, bebedouro animal, brinquedos, latas, potes, entre outros. Os agentes de saúde pública não podem eliminar estes recipientes, mas orientam a população a adotarem medidas para que os mesmos não virem criadouros de mosquitos”, ressalta.

Nebulização
Paralelamente às ações de prevenção, a VAS de Botucatu informa que tem intensificado as atividades de nebulização para conter a proliferação do mosquito da dengue, principalmente nas residências próximas de casos suspeitos da doença.

A nebulização é um serviço que controlado ao máximo pela Vigilância Ambiental em Saúde, uma vez que o uso indiscriminado de inseticidas pode fortalecer a resistência do inseto. Nas atividades de nebulização realizadas em Botucatu os agentes da Vigilância Ambiental recomendam que os moradores e seus respectivos animais domésticos permaneçam foram de suas residências pelo tempo mínimo de 15 minutos, deixem portas e janelas abertas, retirem roupas do varal e cubram utensílios domésticos.

Faz-se necessário informar que o produto não é prejudicial ao ser humano, pois tem uma concentração baixa de veneno. A técnica de aplicação deste inseticida Ultra Baixo Volume – UBV é fortemente preconizada inclusive pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Ele age somente no momento da aplicação dentro do estabelecimento ou casa, onde o mosquito tem o hábito de permanecer, não tendo uma ação residual.

“A população botucatuense pode ter a certeza que a aplicação de inseticidas em nossa Cidade está sendo feita de acordo com todas as recomendações técnicas. A colaboração dos moradores em permitindo o acesso dos agentes de saúde pública em seus imóveis para a aplicação do inseticida é imprescindível para que não tenhamos uma epidemia de dengue”, reforça Campanucci.

Casos
Em 2012, a VAS atendeu 112 notificações de casos suspeitos da dengue e cinco casos confirmados importados. Neste ano, Botucatu contabiliza 39 casos suspeitos da doença. São 23 descartados, 11 que esperam resultados e cinco casos importados confirmados, isto é, contraídos fora do Município.

A Vigilância Ambiental orienta ainda que toda pessoa que apresentar sintomas clássicos de dengue como febre alta, dores de cabeça, dor no fundo dos olhos, dores musculares, cansaço, indisposição, devem procurar atendimento médico.

O profissional de saúde, ao suspeitar da doença, irá notificar o fato, e as ações de combate ao mosquito será iniciada para se evitar a transmissão da doença.

Vigilância Ambiental em Saúde (VAS)
Telefones: 3813-5055 ou 150

Índice de Infestação Predial em Botucatu – por região [jan/fev de 2013]