03 JUL 2012
Botucatu recebe troféu Prefeito Amigo da Criança

A Fundação Abrinq - Save the Children promoveu na quarta-feira (27), o evento de premiação da 4ª edição do Programa Prefeito Amigo da Criança voltado a 182 municípios brasileiros. O evento de premiação foi realizado em Brasília, no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados. O prefeito de Botucatu, João Cury Neto, foi um dos premiados na categoria Reconhecimento Pleno.

O Programa Prefeito Amigo da Criança, ao final de cada mandato, promove o reconhecimento dos gestores municipais que investiram em ações voltadas à melhoria das condições de vida das crianças e adolescentes. O objetivo é mobilizar e apoiar tecnicamente os municípios na implementação de ações e políticas que resultem em avanços na garantia dos direitos das crianças e adolescentes, fortalecendo os mecanismos preconizados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pela Convenção Internacional dos Direitos da Criança.

A solenidade contou com presença da Ministra da Secretaria dos Direitos Humanos, Maria do Rosário Nunes, o presidente e o vice-presidente da Fundação Abrinq, Synésio Batista da Costa e Carlos Tilkian, respectivamente, e a representante do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), Raimunda Nubia.

Em sua fala, Maria do Rosário ressaltou que o município é o lugar por excelência para produzir políticas adequadas para a criança e o adolescente e cumprimentou àqueles que os coloca como prioridade no governo. "Parabenizo principalmente os que estão sendo premiados aqui hoje. Vocês são os atores principais e nós, do governo federal, estamos olhando para vocês e vamos disseminar essas boas práticas pelo Brasil", afirmou.

"Para nós da Fundação Abrinq, hoje é um dia muito importante, em que marcamos o final de um período de gestão em que estivemos próximos, apoiando e acompanhando o trabalho desses municípios que firmaram conosco o compromisso pelas crianças e adolescentes de suas cidades", enfatizou o presidente da organização, Synésio Batista da Costa.

Acompanhado do vice-prefeito, Professor Caldas, o prefeito João Cury recebeu o prêmio na categoria Reconhecimento Pleno por conta do município ter cumprido os prazos e critérios do Programa, promovido melhora nos indicadores, ampliado o diálogo, atuado de forma intersetorial e qualificado suas políticas em benefício de crianças e adolescentes.

Entre as ações que contaram a favor do município estão a ampliação de vagas em creches, o repasse de recursos para entidades sócio-assistenciais, municipalização do programa de Liberdade Assistida, distribuição gratuita de uniformes e material escolar para estudantes da rede municipal de ensino. Houve um envolvimento grande das secretarias de Assistência Social, Educação, Saúde e Fazenda demonstrando que em Botucatu existe uma política articulada e qualificada e uma grande rede de promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente.