26 JUN 2012
Jardim Planalto tem praça revitalizada

A Prefeitura de Botucatu fez no último domingo (24) a entrega oficial da Praça Dona Chiquita, no Jardim Planalto, região Norte da Cidade. Ela foi revitalizada com investimentos da ordem de R$ 142.350,49.

O local ganhou academia ao ar livre com aparelhos de ginástica como multiexercitador, simulador de cavalgadas, alongador, simulador de caminhada, remada, entre outros. Um playgroud voltado às crianças também faz parte da praça com brinquedos como escorregador, balanço, gangorra, ponte desfiladeiro e casa de bonecas, tudo com piso emborrachado para evitar quedas.

O espaço voltado ao lazer tem pouco mais de 2,1 mil metros quadrados e também recebeu novas calçadas, bicicletário, bancos, lixeiras, bebedouro antivandalismo, nova iluminação e pintura.

A revitalização da Praça Dona Chiquita beneficia, além do Jardim Planalto, toda uma população moradora de outros bairros adjacentes da região Norte como Vila Nova Botucatu, Jardim Itamaraty e Vila Paulista.

Na inauguração da praça, um excelente público formado por famílias inteiras marcou presença no local e gostou do que viu. “Não tem o que falar, ficou muito bonito. Mas vou continuar a cuidar dela, como sempre fiz e espero que as outras pessoas façam o mesmo”, diz José Luiz da Piedade. “Nós não tínhamos um lugar de diversão para levar as crianças e eu tenho dois filhos. Eles já gostavam de vir na praça sem os brinquedos, agora que está deste jeito eles gostam mais ainda”, afirma Michele Domingues Figueira, professora e moradora do Jardim Itamaraty. “Aqui estava abandonado. Agora está limpo, organizado, e vizinhança está toda aqui e a gente tem onde ir sem pagar nada. Exercita a criançada e as mães também”, comenta Fabiana Gragiotin Victória, dona de casa e moradora da Vila Nova Botucatu.

Mais praças - Além da Dona Chiquita, a Prefeitura já viabilizou a revitalização das seguintes praças: Alexandre Fleming, na Vila dos Lavradores; Isaltino Pereira, no Jardim Paraíso; Adolpho Dinucci, na Vila Antártica; Padre Bento, na Cohab 1; e Egydio Vizzotto, na Cohab 6. “Ainda para este ano já foi autorizada a construção de uma praça no Parque 24 de Maio e da Catedral Metropolitana de Sant’Anna. Outra também está em licitação para contemplar a população do Conde de Serra Negra. O mais importante de tudo isso é que depois de muito tempo Botucatu passou a ter uma política voltada a recuperação e construção de novas praças, que hoje são de fato espaços de convivência e encontro da comunidade”, argumenta o secretário municipal de Planejamento, Caco Colenci.

O prefeito João Cury Neto adiantou ao público presente na cerimônia que parte da antiga praça não recebeu melhorias pelo fato de já estar planejada para o local a continuação de mais um trecho da chamada Avenida Universitária, que ligará o Jardim Paraíso à região do Jardim Planalto. Sobre a praça, ele voltou a reforçar a importância de se criar mais espaços voltados ao lazer e qualidade de vida das pessoas.

“Hoje as pessoas vivem cada vez mais isoladas. Conversam com alguém do outro lado do mundo, mas mal trocam palavras com seus vizinhos. A praça é isso, um espaço democrático onde todo mundo se encontra. O mais interessante é o que este modelo de praça proposto, com equipamentos de lazer, é um investimento para a saúde mental e física das pessoas. Ela atrai desde a vovó até seus netos, sem falar nos jovens que praticando esporte se afastam das drogas”, afirma.

Praça Dona Chiquita

Confluência das ruas Primo Paganini e Lincon Vaz – Jardim Planalto