11 JUL 2011
Pavimentação e reforma de campo de futebol trará qualidade de vida a Rubião Júnior

Em evento realizado na manhã do último sábado [9], a Prefeitura de Botucatu fez o lançamento das obras de pavimentação e reforma do campo de futebol do Distrito de Rubião Júnior.

Serão investidos cerca de R$ 1 milhão para execução de 25 mil m² de pavimentação asfáltica, 6.613,00 metros lineares de guias e sarjetas, além de 725 metros de galerias de águas pluviais. Os recursos foram viabilizados através de convênio firmado com a Secretaria de Economia e Planejamento do Estado de São Paulo e o serviço será feito pela empresa Siqueira Comércio e Construções LTDA, vencedora do processo licitatório.

As ruas beneficiadas são as seguintes: Luiz Casteletti [entre as ruas João Meneghin e Manoel Marques Marçal]; Antonio Madureira [do início da Rua Caetano Vidotto até seu final]; Batista Pesavento [do início da Rua Manoel Marques Marçal até seu final]; Antonio Rigatto [do início da Rua Caetano Vidotto até seu final]; Carmino Meneghin [entre as ruas João Meneghin e Caetano Vidotto]; João Meneghin [entre as ruas Luiz Casteletti e Carmino Meneghin]; Walter Maurício Corrêa [entre as ruas Luiz Casteletti  e Carmino Meneghin]; Manoel Marques Marçal [entre as ruas Luiz Casteletti e Carmino Meneghin]; e Caetano Vidotto [trecho de 32 metros com início na Rua Carmino Meneghin].

Na oportunidade o prefeito João Cury Neto, ao lado do secretário municipal de Esportes, Marcelo Marcolim, também assinou a ordem de serviço para início das obras de construção da infraestrutura do campo de Rubião Júnior. Abandonada há anos, uma das poucas áreas esportivas do distrito será totalmente recuperada. No local serão instalados alambrados em volta de todo o campo, construídos vestiários, sala de arbitragem, além de pista de caminhada e troca do gramado que compreende uma área de 5.400 metros quadrados. O investimento será de R$ 335.349,76 e o serviço será executado pela empresa H.E Engenharia.

Com esses investimentos do Poder Público, a população que mora em Rubião espera mais desenvolvimento e qualidade de vida a um distrito que concentra uma população superior a três mil habitantes e importantes polos de renda ao Município como um campus da Unesp, entre outras empresas de grande porte.

Alexandre Fogaça, que nasceu e vive há 30 anos em Rubião, e preside a Associação de Moradores do distrito, lembra que a luta pelos investimentos vem de anos atrás, mas que apenas na atual Administração Municipal os mesmos se tornaram uma prioridade. “Só quem vive sem asfalto ou um espaço de lazer decente sabe quanto é ruim. Agora a gente ganha esperança de dias melhores”, diz.

Outro morador do tradicional distrito de Botucatu, o presidente da Câmara Municipal, vereador André Rogério Barbosa [Curumim], fez questão de mencionar que tais obras foram concretizadas através da parceria com o Governo do Estado, empenho dos Poderes Executivo e Legislativo, além da própria cobrança feita pela comunidade, o que torna o momento ainda mais histórico. “De uma só vez conseguiremos proporcionar infraestrutura e lazer a Rubião Júnior”, ressalta. “Muitos governos passaram e nunca o Distrito recebeu tantos investimentos”, lembra.

O vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Antonio Luiz Caldas Júnior, lembrou que além do propósito de desenvolvimento pactuado com a população através do plano de governo da atual Administração Municipal, a pavimentação de ruas e a reforma de um importante espaço de lazer do distrito ajudam a diminuir as desigualdades e aumentar a qualidade de vida dos moradores. “Essas melhorias vão além da cobertura das ruas. Elas trazem mais saúde já que possíveis doenças respiratórias serão evitadas pelo fim da poeira, e facilitam os serviços que são oferecidos à comunidade. É um ato de justiça a esse distrito, tão antigo quanto a própria Cidade, e que abriga o maior patrimônio econômico e intelectual de Botucatu, que é a Unesp”, afirma.

Na visão do prefeito João Cury Neto, a pavimentação de mais 29 quarteirões de ruas e a reforma do campo de futebol complementam outras importantes ações já proporcionadas pelo Executivo à população do distrito. Em 2010, a Prefeitura levou tratamento de esgoto ao Jardim Dona Marta; instalou a subprefeitura de Rubião Júnior, que possui uma agência da Sabesp e uma unidade do Acessa São Paulo; e articulou em parceria com o Governo do Estado o recapeamento da Vicinal Raimundo Putti.

“Agora estamos reformando a antiga creche João Queiroz Marques, que está abandonada há quase 12 anos e poderia ter virado um velório. Mas onde era para ter tristeza, agora terá alegria e vida. Ela será nossa 13ª creche aberta em pouco mais de dois anos e a segunda no próprio distrito, pois já havíamos aberto outra [CEI Ruach] no ano passado em parceria com a Igreja Bíblica”, ressalta.

“Também já começou a obra de acesso ao futuro Centro Cívico, que ligará Rubião à Castelinho. Assim que concluída, a via ajudará a desafogar o trânsito pesado que se forma na entrada da Cidade, próximo à Praça Brasil-Japão. Enfim, tudo isso é meio para melhorar a vida das pessoas”, completa o chefe do Executivo Municipal.