08 JUN 2011
Prefeitura lança cartilha e premia estudantes pelo concurso ‘Selo Ambiental’

Dando continuidade a Semana do Meio Ambiente, na manhã desta quarta-feira (8) a Prefeitura de Botucatu realizou na Sala Teleconferência da Secretaria Municipal de Educação o lançamento da Cartilha Ambiental e a premiação do concurso “Selo Ambiental”.

No evento esteve presente o Prefeito de Botucatu, João Cury Neto, a secretária de Meio Ambiente, Cynthia Zanotto Salvador, o secretário de Educação, Narcizo Minetto Júnior, além de educadores e alunos da Rede Municipal de Ensino e colaboradores da cartilha.

A Cartilha Ambiental visa conscientizar e estimular as atitudes cotidianas dos estudantes municipais, transformando-os em agentes ambientais. Segundo a secretária de Meio Ambiente, Cynthia Zanotto Salvador, ao todo, 16 mil cartilhas serão distribuídas em todas as escolas municipais e em eventos organizados pela pasta. A publicação aborda questões como arborização urbana, educação ambiental, queimadas, coleta seletiva, compostagem e economia de água. “A cartilha toca nas áreas cruciais e fundamentais em relação ao nosso cotidiano”, explica.

As empresas colaboradas na produção da Cartilha são: Areia Rays; Marmorela; S.B.Industrial Usinagem; Fazenda Matão; Usitec; Prodive; Fertec; Lopesco; Transportadora Aquarium; LTM Chicotes Elétricos; Damptex Metalúrgica; Caio/Induscar; Segundo Tabelião Notas, & Protestos; Cooperativa dos Caminhoneiros; Laticínios Gege; Eucatex, Ronchetti; Deposito de Ferro Velho Valter Acerra; e Formall Indústria e Comércio de Alumínio.

Também durante o evento as alunas vencedoras do concurso de desenho para o “Selo Ambiental” foram premiadas com livros, materiais de pintura e kit reciclado. O concurso, que neste ano teve como tema a coleta seletiva, contou com a participação dos alunos de toda a Rede Municipal.

A estudante Cecília Couto, da Escola Municipal “Professora Nair Amaral”, conquistou o primeiro lugar do concurso e seu desenho será transformado no “Selo Ambiental” do Município. Em segundo foi selecionado o desenho de Camila Rodrigues Lopes, da Escola Municipal “Antenor Serra”. As duas unidades escolares também foram premiadas com dois livros “Eco cidadão” e outro que aborda o tema coleta seletiva.

Semana do Meio Ambiente  - Também neste dia 8, os funcionários do Poupatempo visitaram a Cooperativa de Agentes Ambientais. De acordo com a coordenadora da coleta seletiva, Fernanda Bernardi, esta visita reforçou a importância do ato de separar o material para reciclagem, que também ajuda a gerar emprego e renda para várias famílias.

Na parte da noite, às 19h30, será realizada a última sessão do Cinema Ambiental, no auditório da OAB, com o documentário “Zugswang”.

Nesta quinta e sexta-feira (9 e 10), a partir das 8h30, será realizada a “Visita Ambiental” que passará pelas secretarias municipais com o objetivo de capacitar os servidores e estimular as atitudes cotidianas para que todos, no local de trabalho, possam contribuir efetivamente com o meio ambiente, especialmente com relação a coleta seletiva e uso consciente da água e energia elétrica.

Programação da Semana do Meio Ambiente

Dia 8 (Quarta-feira)

Cinema Ambiental – Zugswang ( Duto Sperry/ Documentário)

Local: Auditório OAB