06 JUN 2011
‘Seguindo em frente’: trânsito ganha contadores semafóricos e radar móvel

Como primeira ação do programa Seguindo em Frente, lançado no último dia 31 de maio, a Secretaria Municipal de Transporte [Semutran] instalou na manhã desta segunda-feira [6], no cruzamento entre a Avenida Vital Brazil e Rua Coronel Fonseca, os três primeiros contadores regressivos semafóricos de Botucatu. O objetivo da nova tecnologia é melhorar o fluxo de veículos e reduzir o número de acidentes nos principais cruzamentos do Município.

Além desses três primeiros, serão instalados a partir de julho outros 35 aparelhos em mais 11 importantes cruzamentos semafóricos da Cidade. O investimento do Poder Público foi de quase R$ 1,4 mil na aquisição de cada contador regressivo.

Os paineis indicam ao condutor do veículo quanto tempo resta para abrir e fechar o sinal. “Esse tipo de tecnologia já existe em outras cidades e Botucatu pela primeira vez adere a ela. Essa visualização do tempo de cada semáforo prepara o motorista que está para atravessar o cruzamento e tira um pouco a ansiedade dos mais apressados, evitando possíveis acidentes por avanço de sinal e deixando o trânsito mais ágil”, argumenta Eduardo Sleiman, diretor do Departamento de Engenharia de Tráfego [DET].

Fiscalização eletrônica

A partir desta semana o trânsito de Botucatu também ganha outro aliado no combate à imprudência. Na quarta, quinta e sexta-feira [8, 9 e 10] um radar móvel estará na Avenida Professor Pedretti Neto, uma das entradas e saídas da Cidade, que também registra frequentes abusos de velocidade e, consequentemente, acidentes. Na próxima semana, dias 13, 14 e 15, o radar estará em diferentes pontos da Avenida Deputado Dante Delmanto. Nas vias que receberão a fiscalização eletrônica, novas sinalizações de solo foram feitas e placas indicando o limite de velocidade também estão sendo instaladas.

O investimento é de quase R$ 9 mil pelo aluguel mensal do aparelho, que será operado por um profissional capacitado que tem feito estudos técnicos das vias que podem receber o auxílio desta tecnologia, que fotografa o veículo no dia, hora e local exato onde foi cometida a infração.

“Como a proposta é de disciplinar o trânsito, iremos informar sempre em nosso site [http://semutran.botucatu.sp.gov.br], de forma antecipada e transparente, todos os dias e locais onde estará instalado o radar. Para isso contamos inclusive com a ajuda da imprensa. Queremos que os motoristas simplesmente respeitem os limites de velocidade todos os dias, como prevê a Lei de Trânsito, independente onde esteja o radar. Temos certeza que a população, que realmente está preocupada com a violência e desrespeito visto em nossas ruas e avenidas, entende a necessidade desta ação”, afirma o secretário municipal de Transporte, Vicente Ferraudo.

A multa pelo excesso de velocidade varia de acordo com a infração cometida. Quando o motorista ultrapassa a velocidade em até 20% do limite estabelecido, a multa é de natureza média, custa R$ 85,13 e quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação. Acima de 20% até 50% da velocidade prevista, a multa é considerada grave: R$ 127,69 e cinco pontos na CNH. Caso o condutor atinja velocidade acima de 50% do definido para a via, o ato é entendido como gravíssimo, a multa chega a R$ 574,72, e o direito de dirigir é suspenso imediatamente.

Serviço

A Semutran atende diariamente uma média de 40 ligações, pelo telefone gratuito 156, com críticas, sugestões e elogios que também podem ser feitos pelo telefone 3813-3515. O contato ainda pode ser estabelecido através da internet com envio de e-mail para o endereço “156.semutran@botucatu.sp.gov.br”.O horário de atendimento da Semutran e do telefone 156 é de segunda à sexta-feira das 7 horas às 11h30 e das 13 às 17 horas.