26 MAI 2011
Prefeitura inicia recuperação da Estrada dos Oyans

Máquinas da Secretaria Municipal de Obras levantam poeira na Estrada Municipal dos Oyans. Após anos de pedidos feitos pela comunidade em gestões passadas, a Prefeitura de Botucatu agora trabalha na recuperação total da via, que serve como importante ligação entre o Centro e bairros como Palos Verdes, Jardim Reflorenda, Cohab 1 e Comerciários.

Nesta quinta-feira [26], uma retroescavadeira, pá carregadora, moto niveladora e esteira faziam a limpeza e nivelamento do trecho que receberá na sequência deste ano a colocação de 304 metros lineares de galerias para águas pluviais, a construção de 1.280 metros lineares de guias e sarjetas além da pavimentação de 5.760 metros quadrados de área. A via, assim que concluída, contará com largura de 10 metros de asfalto e outros dois metros para calçadas, o que facilitará o trânsito de veículos e pedestres. O investimento total nesta obra, que conta com recursos próprios do Poder Público Municipal, será de R$ 334.880.

Pelo Centro, o acesso principal até a Estrada dos Oyans pode ser feito por meio da ponte localizada no fim a Rua Antônio Bernardo, região do Lavapés, e que foi totalmente reformada pela Secretaria de Obras.

De acordo com o secretário municipal de Descentralização e Participação Comunitária, a recuperação da Estrada dos Oyans é uma obra priorizada pela própria população em 2009, quando foram realizadas as assembleias do Orçamento Participativo (OP). “Antes da atual gestão do prefeito João Cury Neto/Profº Caldas essa obra sempre era listada, mas nunca executada. Agora estamos dando início a ela. A Estrada dos Oyans é bastante utilizada pela população que mora no Palos Verdes, Jardim Reflorenda e Cohab 1, mas que sem o asfalto oferecida incomodo a quem transitava pelo local por conta da poeira e buraco. A falta de iluminação também será resolvida assim que a pavimentação for concluída. É mais um compromisso assumido e cumprido pelo atual governo”, informa.

A movimentação de máquinas na Estrada dos Oyans é um alento para a população que mora próxima a ela. Dona Maria de Lourdes Fogaça e Marias José Ramires, mãe e filha respectivamente, assistiam admiradas os tratores da Secretaria de Obras executando um serviço que há anos parecia ser apenas um sonho. “Quando queria chegar na igreja que frequento, que fica na Avenida Floriano Peixoto, preferia dar a volta pela Cohab e subir a [Rua] Curuzu do que caminhar por essa estrada de terra e sem iluminação. Agora, quando ela for pavimentada, ônibus poderá passar por aqui e trará mais segurança ao bairro”, diz a filha. “Uma obra dessas também valoriza o bairro. Vai ser uma mão na roda”, comemora a mãe.