23 MAI 2011
Prefeitura conclui pavimentação em rua do Altos do Paraíso

A Secretaria Municipal de Obras concluiu a pavimentação da Rua Ângelo Antônio Papa, no Altos do Paraíso, setor Norte de Botucatu. Além da construção de guias e sarjetas, o trecho de 2.600 metros quadrados foi pavimentado com utilização de pouco mais de 300 toneladas de massa asfáltica.

O cronograma da Secretaria pelo programa “Mãos à Obras” é também pavimentar  570,45 metros quadrados da Rua Adriana Marins Butgnoli, paralela a Ângelo Antônio Papa.

Ainda no Altos do Paraíso, máquinas da Prefeitura já efetuaram a limpeza dos dois sentidos da Avenida Universitária, trecho entre o Loteamento Colinas do Paraíso até a divisa com o campus da Fazenda Lageado. A intenção da Secretaria é aproveitar o bom tempo para que nos próximos dias sejam construídos 1.590 metros lineares as guias e sarjetas.

Na sequência o solo será preparado para a aplicação da massa asfáltica. Neste trecho da Avenida Universitária está previsto 19.080 m² de asfalto, um investimento de pouco mais de R$ 677 mil.

Outros serviços em andamento

A equipe de Obras continua a todo vapor no trabalho de recape de todas as ruas da Cohab 1, setor Sul de Botucatu. Homens e máquinas têm se concentrado no serviço de recapeamento de toda Avenida Jayme de Almeida Pinto, que compreende mais de 16 mil metros quadrados de área, e suas transversais. Para este bairro, um dos maiores de Botucatu, o programa prevê o investimento de R$ 2.381.500,00 para recapeamento de 127.040 m², que inclui a aguardada duplicação da Avenida Mário Barberis.

As primeiras ruas da Cohab 1 onde o serviço já foi concluído ficam no trecho entre a Avenida Mário Barberis e Rua Márcia Aparecida Gualhardo. São elas: 36; Onofre Martins; Otacílio Bernardino de Campos; Taquarituba; João Menino Martins; Pedro Correa; João Batista Martins; Ricieri Paganini; Jorge Calixto; Professor Áureo Fernandez Leite; J Serra Neto e Bahig Hachuy.

Ainda no setor Sul, equipe da Secretaria de Obras também já realizou a terraplanagem da Rua José Simões, no Jardim Reflorenda. A via em breve receberá a construção de 100 metros lineares de guias e sarjetas e a pavimentação de 400 metros quadrados de área.

No Jardim Monte Mor, setor Norte, prossegue a colocação de 375 metros lineares de galerias na Avenida Gilda Conti. O serviço para redirecionamento adequado das águas pluviais que castigam as vias da região é uma fase antecipada para posterior pavimentação da avenida, que receberá massa asfáltica para 3.780 metros quadrados, além de concreto para 630 metros lineares de guias e sarjetas.

Ainda no setor Norte da Cidade, a Secretaria de Obra realiza um grande serviço de galerias que complementa e reforça a rede coletora pluvial do Jardim Mirante. Em uma área ao lado da Rua Plácido Rodrigues Venegas, entre a Rua Abílio Dorini e Avenida Universitária, foram construídas quatro imensas caixas de captação e colocadas duas linhas de tubulações com 1 metro de diâmetro e 80 metros lineares cada. A obra dará maior vazão e adequada à água das chuvas que se concentravam na região.

Sobre o programa

O programa Mãos à Obra, lançado no final de abril passado, prevê investimento em recapeamento superior a R$ 8 milhões. Com isso, mais de 333 mil metros quadrados de asfalto, em diversos bairros da cidade, serão recuperados ainda este ano. Corredores importantes para o trânsito, como as ruas João Passos e Rangel Pestana, também serão contemplados.

Entre outras obras anunciadas estão a construção da ponte na Rua Conselheiro Rodrigues Alves, que ligará a Vila Jardim e o Lavapés; a construção da marginal que se estenderá do Recinto JVC até próximo a entrada do novo Fórum e que também servirá ao futuro shopping center; a urbanização de trecho da Avenida Júlio Vaz de Carvalho, no Jardim Continental; pavimentação de trecho da avenida Perimetral, no Jardim Ciranda para futura ligação entre as rodovias Marechal Rondon e Alcides Soares, que vai tirar parte do tráfego de veículos das ruas Curuzu e Amando de Barros e construção da avenida de acesso ao novo Fórum, primeira etapa do projeto que prevê a ligação da Rodovia João Hypolito Martins com Rubião Júnior.

Para pavimentação asfáltica serão destinados algo em torno de R$ 4 milhões beneficiando bairros como Lavapés, Jardim Riviera, Jardim Santa Elisa, Jardim Aeroporto, Parque dos Pinheiros, Parque Tupi, Santo Antonio de Sorocaba, Vila Paraíso, Vitoriana, Convívio, Jardim Brasil, Jardim Peabiru, Jardim Real Park, Jardim Itamaraty, Jardim Mirante, Vila Foglia, Altos do Paraíso, Colinas do Paraíso e Rubião Júnior.

No tocante a galerias de águas pluviais, a projeção para este ano é de executar a construção de cerca de 10 mil metros lineares. Outras ações importantes estão programadas. A equipe de limpeza pública será reforçada passando de 75 para 120 trabalhadores. E a venda através de leilão de cerca de 100 imóveis que hoje pertencem à prefeitura viabilizará recursos para serem aplicados em projetos e novas obras de infraestrutura.