16 MAI 2011
Convívio com asfalto novo

O pó em dias de sol ou lama em dias de chuva são coisas do passado para boa parte dos moradores do Parque Residencial Convívio. Depois de meses de obras, que sofreram atrasos pelas fortes e constantes chuvas entre o fim do ano passado e início deste, o bairro do setor Sul comemora a conclusão da pavimentação de mais de 21 mil metros quadrados de pavimentação e a construção de mais de 4,3 mil metros lineares de guias e sarjetas que contemplaram importantes vias como as ruas das Rosas, das Violetas, dos Girassóis, dos Crisântemos, dos Lírios e Avenida Monumental.  A execução da obra tem recursos de R$ 485 mil provenientes de convênios assinados junto ao Governo do Estado de São Paulo.

Com recursos próprios, o Poder Público também viabilizou a instalação de 295 metros lineares de galerias de águas pluviais nas ruas dos Lírios e das Rosas, além de outros 250 metros de tubulação para a interligação dos ramais junto à Avenida Mário Barberis.

Hoje, o que se vê é a população em convívio com o asfalto novo. Ônibus, carros e motos transitam sem levantar a tradicional poeira, e crianças brincam com mais facilidade com suas bicicletas. Sinalizações de solo feitas pela Secretaria Municipal de Transporte agora fazem sentido a um trânsito que proporciona mais fluidez aos motoristas.

Lourdes Zamonele, que mora há mais de 20 anos na Avenida Monumental, aprovou o serviço: “Além de não entrar mais poeira em casa, esse pavimento novo valoriza mais nossas propriedades, né?”, diz satisfeita.

Maria de Oliveira Garcia também é uma das mais antigas moradoras do Convívio, onde sua filha montou uma padaria. “Antes, como não tinha asfalto, poucos clientes vinham até aqui. Acho que esse benefício deve melhorar o movimento”, comenta.

Elaine Bartoli mora na Rua das Violetas há pelo menos seis anos, mas conta que a família de seu marido foi uma das primeiras a ocupar o bairro. “O Convívio é um bairro antigo, mas que está em pleno crescimento. Ganhamos recentemente uma creche, uma nova praça será construída aqui ao lado [Cohab 1] e agora o asfalto de boa qualidade. Nenhum prefeito teve coragem de investir aqui no Convívio, mas o João Cury fez logo. Ainda tem muito a ser feito aqui, mas o prefeito está de parabéns”, destaca.

O prefeito João Cury Neto ressalta que tais investimentos fazem parte do programa “Mãos à Obra”, que contempla melhoria da infraestrutura e urbanização em diversos bairros de Botucatu. “Esta é uma obra listada como prioridade junto à população do próprio Convívio, por isso tem valor ainda maior para nosso governo. Levar asfalto novo e de qualidade a quem ainda não desfruta desse benefício é um desafio constante, mas que nos estimula a manter esse ritmo de trabalho que garante mais conforto à população. É mais um compromisso assumido e cumprido”, afirma.