04 MAI 2011
Secretaria de Obras vai recompor tapumes em ponte no Bairro Alto

Ao contrário do que foi publicado na edição desta quarta-feira (4) pelo jornal Diário da Serra, a Defesa Civil não fez a retirada do tapume instalado pela Secretaria Municipal de Obras para garantir a segurança de pedestres e motoristas que circulam próximo a ponte da Rua Capitão Pedro Amando de Barros (prolongamento da Rua Veiga Russo) que cedeu no último mês de março em razão das fortes chuvas.

O coordenador da Defesa Civil, Domingos Chavari Neto, esteve no local e foi informado que parte do tapume foi retirado por populares. Diante do risco, a Secretaria de Obras fará os reparos para recomposição da proteção.

Sobre a ponte - A reconstrução da ponte foi incluída pela Secretaria Municipal de Planejamento em procedimento administrativo emergencial dentro do cronograma de obras da Prefeitura.

O projeto de engenharia será precedido de estudos hidrológicos para verificar o volume de água que a nova estrutura poderá suportar. “É uma ponte de 1957, da época do prefeito João Queiroz Reis, e que tinha um vão de apenas dois metros, que não conseguiu dar a vazão suficiente às águas do córrego do Curtume. Apenas depois desses estudos minuciosos poderemos ter uma estimativa de valor e duração da obra”, explica o secretário municipal de Planejamento, Caco Colenci.

Além das sinalizações, a ponte que está localizada na Rua Capitão Pedro Amando de Barros, no trecho entre as ruas Carlos Corsi e Cornélio Pires, recebeu tapumes de madeira com objetivo de evitar o trânsito de pedestres ou mesmo curiosos que correriam risco devido a possibilidade de desmoronamento total da estrutura.