22 FEV 2011
Prefeitura assina convênio para nova gestão da Incubadora de Empresas

No final da tarde da última sexta-feira [18], foi realizada a cerimônia de assinatura de convênio entre a Prefeitura, o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) e a ADET – Associação para o Desenvolvimento Empresarial e Tecnológico de Botucatu e Região para a gestão da Incubadora de Empresas de Botucatu. A solenidade aconteceu na própria sede da Incubadora, localizada na Rua Joaquim Lyra Brandão, 1120.

Em um processo liderado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, por meio da Subsecretaria de Indústria, foi definido o novo modelo de gestão. A Incubadora, implantada na cidade em 1985, numa parceria entre a Prefeitura e a diretoria regional do CIESP , corria o risco de fechar as portas, em razão de sérios problemas operacionais.

A situação começou a se agravar em junho de 2010, quando o Sebrae, entidade responsável pelo repasse dos recursos financeiros, decidiu denunciar todos os convênios que possuía com as mais diversas incubadoras existentes no Estado. Por conta disso, em setembro de 2010, a PARQTEC de São Carlos, contratada para gerir e operar o projeto de Botucatu, optou pelo seu desligamento. A partir de então, os empresários incubados tomaram a frente da gestão de maneira voluntária, com anuência da Prefeitura e do CIESP, evitando o encerramento das atividades.

Após várias reuniões entre as partes interessadas, a solução encontrada foi a criação da ADET – Associação para o Desenvolvimento Empresarial e Tecnológico de Botucatu e região, que reunirá empresários locais e será a nova gestora da Incubadora. A primeira assembleia geral aconteceu em 30 de novembro de 2010, ocasião em que foi aprovado o estatuto da associação e nomeados o Conselho Gestor e a Diretoria Executiva. A presidência ficará a cargo da Dra. Vânia Vieira Cunha Rudge, representante da Anidro do Brasil.

Em dezembro, a Prefeitura e o Ciesp assinaram um termo de comodato, com validade até setembro de 2011, que permitirá ao município continuar investindo na manutenção da Incubadora. Os recursos financeiros a serem investidos no projeto virão das contribuições mensais das empresas que se associarem à ADET, variando de R$ 100,00 a R$ 1.000,00, conforme o porte de cada uma delas.

De acordo com Vânia Vieira Cunha Rudge, no primeiro momento o foco será na operação do projeto. “Aqui é um berço de negócios, a verba dos associados será muito bem administrada, cada centavo será bem aplicado”, garante.

Para o diretor do Ciesp, Moacir Fernandes Filho, o sonho de empreender pode ser tornar realidade a partir da incubadora. “Não posso deixar de agradecer o prefeito João Cury, que conseguiu entender essa importância da Incubadora para o município”, menciona.

Segundo o chefe do Executivo Municipal, agora o projeto entra em uma nova fase de experiência. “Acreditamos nessa nova modalidade de gestão. A ideia é estimular o associativismo, temos que dar condições para quem quer empreender, e assim ajudar no desenvolvimento da Cidade com qualidade”.

O prefeito ainda completa. “Graças ao apoio da iniciativa privada e da sociedade civil estamos dando boas condições, para gerar bons negócios e para mais para frente quem sabe alguns empreendedores saírem daqui oferecendo diversos empregos e possam ir para o novo distrito industrial que contará com dezoito alqueires. Outra ideia também é colocarmos nas escolas a disciplina de educação empreendedora, para as crianças terem, desde pequenas, essa visão”.

Sobre a Incubadora - Atualmente, há seis empresas incubadas, mas existem tratativas com outros empreendedores que já demonstraram interesse em se instalarem no local. “As pessoas que hoje estão associadas à ADET são muito sérias e sabem a importância da Incubadora para o desenvolvimento econômico de Botucatu. Já foram gerados mais de trezentos empregos na cidade a partir de empresas que nasceram na Incubadora. E elas contribuíram, em 2009, com cinco milhões de reais para o valor adicionado do município. Estamos prontos para construir uma nova história”, destaca o secretário adjunto da Indústria, Paulo Urbanavicius.

Entre as empresas fundadoras da ADET estão a Blowpet, Irizar, Aços MB, Mega Whip, Tegen, Anidro do Brasil, Botubric, Acorse Seguros e Manualtech. Qualquer empresa do ramo industrial ou de prestação de serviços poderá se associar.