10 FEV 2011
Turismo realiza primeira reunião para mapear os roteiros da Cuesta

Na tarde da última quarta-feira [9], a Subsecretaria de Turismo, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento, realizou no Salão Azul da Secretaria Municipal de Educação, uma reunião para discutir como mapear os roteiros da Cuesta.

O encontro comandado pelo secretário Adjunto de Turismo, Fredi Pimentel, com o auxílio da assessora de eventos, Luciana Alho, e do auxiliar administrativo Thiago Dorini, teve como objetivo conhecer o trabalho realizado por pessoas que utilizam a Cuesta como segmento de Turismo, discutir as trilhas, as dificuldades e os acessos aos locais. Em breve, a intenção é utilizar essas informações para produzir um material que seja comercializado em Botucatu e as agências locais divulguem esses roteiros.

Participaram da reunião 13 pessoas que trabalharam em diversos segmentos como Odair José Ferrari e André Luis Esqueda, integrantes do Corpo de Bombeiros; Jorge Luis, da empresa de consultoria ambiental EcoAthos; Augusto Tecchio, guia de expedição; Fernando Yoshida, professor de turismo da Unifac; Messias José da Silva, presidente da Associação Botucatuense de Ciclismo; Waldemar Aplausos, ciclista de mountain bike; Toninho Sanches do grupo de caminhadas “Papatrilhas”; Luiz Fernando Arena da Pró-Cuesta Trekking;  Antonio Fernando, da agência Botucatur Turismo; Rildo Ribeiro, da “Turismo e Caminhada”; Mário Guilherme Mezzena, da locadora de vans Vanguarda; e João Cláudio Alves, membro da Coopertaxis.

O secretário Adjunto de Turismo avalia como boa a participação na reunião. “Convidamos quinze pessoas e comparecem treze. Duas não puderam vir porque estavam foram de Botucatu na data marcada. Mas o importante é que todos colaboraram com o encontro por meio de ideias e opiniões. Acredito que a reunião alcançou o resultado esperado apesar de ser a primeira. Agora vamos nos reunir todos os meses para aprimorar essas ideias”, comenta.

Para o guia de expedição, Augusto Tecchio, é importante o Turismo manter reuniões como esta, pois por meio da união de forças que se conseguem resultados práticos. “Todos tem muito que agregar para o turismo de Botucatu”.

O bombeiro Ferrari analisa que o projeto de mapeamento da Cuesta será uma oportunidade da equipe do Corpo de Bombeiros aprimorar as técnicas de como chegar a determinados locais e por acessos mais rápidos, estabelecendo contatos com as pessoas que utilizam e conhecem muito bem a nossa região.

Segundo o secretário Adjunto de Turismo, para a próxima reunião já está definido que cada participante irá trazer três trilhas, planilhas e suas especialidades para começar um trabalho conjunto.

Serviço:

Outras informações podem ser obtidas na Subsecretaria Municipal de Turismo localizada na Praça Rubião Júnior, nº 87, Centro, ou pelo telefone 3811-2903.