16 NOV 2010
Campanha alerta sobre a importância do diagnóstico precoce do HIV

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Municipal de DST/Aids, iniciou na segunda-feira [15] a campanha “Fique Sabendo”, que faz um alerta para a importância de se fazer o diagnóstico precoce do HIV. O objetivo é incentivar que todas as pessoas façam o teste de Aids pelo menos uma vez na vida.

Na cerimônia de sorteio das 407 casas do Plano Nosso Sonho, que registrou cerca de 10 mil pessoas em frente ao prédio da Prefeitura de Botucatu, a equipe do programa Municipal DST/Aids distribuiu folders de orientação e preservativos. O mesmo ocorrerá nesta terça-feira [16] na Praça Emílio Peduti [Bosque], à partir das 9 horas [confira toda a programação abaixo até 1º de dezembro].

A campanha também ocorrerá em todas as Unidades de Saúde do Município, das 8 às 15 horas, com exames de sangue. No CTA [Centro de Aconselhamento e Testagem], que fica no CSE [Centro de Saúde Escola], os testes de Aids também serão realizados todos os dias no período da manhã. Nas quarta-feiras, os atendimentos ao público no CTA se estendem também no período da tarde e noite, das 14 às 20 horas.

Garantir qualidade de vida

O diagnóstico precoce de Aids e doenças sexualmente transmissíveis [DST] é necessário para que o tratamento tenha eficácia, evitando complicações e assegurando maior qualidade de vida às pessoas infectadas pelo vírus.

A terceira edição da campanha Fique Sabendo em Botucatu propõe o conhecimento do estatus sorológico como estratégia de prevenção e redução de riscos para a saúde.

Diante de um diagnóstico positivo, o portador terá acesso precoce à assistência adequada e oportuna, o que lhe garantirá melhor qualidade de vida ao mesmo. Caso não esteja infectada, a pessoa terá possibilidade de adotar ou manter as práticas de sexo seguro.

Em 2009, durante a campanha Fique Sabendo, quase 1.400 pessoas residentes em Botucatu realizaram testes de HIV. “Neste ano pretendemos dobrar o número de testes em pessoas, com foco na população masculina e universitários”, informa a enfermeira Maíra Rodrigues Baldin Dal Pogetto, coordenadora do programa Municipal DST/Aids.

Além do incentivo ao teste, a campanha visa informar a população sobre as formas de prevenção das DST/Aids, rede de serviços especializados existentes e promover o encaminhamento adequado das pessoas diagnosticadas com os vírus. Outras atividades como teatros nas escolas para adolescentes, pedágios, oficinas de prevenção em grupos, entre outros, também estão programados.

Programação[*] da equipe do Programa Municipal de DST/Aids:

Dia 17 – Unifac [19 horas]

Dia 18 – Indústria de rações Loppesco – Distrito de César Neto [manhã e tarde]

Dia 19 – Fatec [13 às 16 horas] e Conjunto Habitacional “Amando de Barros Sobrinho” - Predinhos: Vila Cidade Jardim [a partir das 17 horas]

Dia 20 e 21 – Espaço Cultural “Antonio Gabriel Marão”

Dia 22 – Porto Said [a partir das 8 horas]

Dia 23 – Campus da Fazenda Lageado – Faculdade Engenharia Agronômica [das 8 às 15 horas]

Dia 24 e 25 – Campus de Rubião Júnior – Faculdade de Medicina de Botucatu [das 8 às 15 horas] e Fatec [a partir das 19 horas]

Dia 29 – Caio Induscar [pela manhã] e Escola Municipal “Profº. Raymundo Cintra” - Distrito de Vitoriana [à tarde]

Dia 30 – Faculdade de Medicina Veterinária [pela manhã]

Dia 1º de dezembro – Instituto de Biociências [à tarde]

*A programação pode sofrer alterações no andamento da campanha