12 NOV 2010
CPFL testa nova iluminação na Avenida José Pedretti Neto

O primeiro passo do maior plano de iluminação pública da história de Botucatu começou a ser dado nesta sexta-feira [12]. Após convênio assinado com a Prefeitura de Botucatu, em setembro deste ano, a CPFL Paulista iniciou as instalações dos primeiros e novos conjuntos de iluminação que darão uma nova cara à Cidade.

A Avenida Professor José Pedretti Neto e a Rua Carlino de Oliveira [em frente ao Cemitério Portal das Cruzes] contará até a próxima segunda-feira [15 – feriado da Proclamação da República], em período de teste, com 58 novos braços de iluminação, em formato de “Y”.

Ou seja, cada poste terá duas luminárias integradas, a maioria já com novas lâmpadas de vapor metálico de 250 watts. Atualmente, a maior parte da iluminação pública de Botucatu é composta por lâmpadas de vapor de sódio.

“A principal diferença das lâmpadas de vapor metálico em relação às de sódio está na luminosidade. Elas têm alta performance e ressalta inclusive os detalhes do ambiente a ser iluminado”, destaca Giuliano Emanuel Vieira, gerente de cobertura da empresa.

A Avenida Professor José Pedretti Neto fará parte, dentro do plano de iluminação publica, da rota nomeada “linha branca”. Ela e as demais vias de acesso a Botucatu contarão com o mesmo tipo de iluminação, que servirá inclusive como guia aos motoristas que trafegam pela Cidade e desejam encontrar a saída para a Rodovia Marechal Rondon.

Fazem parte da linha branca as avenidas Leonardo Villas Boas, Santana, Dom Lúcio, Dante Delmanto, Vital Brazil, Elevado Bento Natel e a Rua Major Matheus.

A linha amarela, com lâmpadas de vapor de sódio de 250 watts, será implantada a partir de 2011 nas rodovias Domingos Sartori e Antônio Butignoli [vias de acesso à Unesp], João Hipolyto Martins [Castelinho], Gastão Dal Farra e trevo de acesso à ITE.

Catedral e escolas iluminadas

Mas o serviço do plano de iluminação pública, que talvez mais chame a atenção da população, começará a ser realizado ainda em dezembro deste ano, no Largo da Catedral Metropolitana de Botucatu.

No local serão instalados oito postes ao estilo “veleiro”, com quatro luminárias cada e lâmpadas de vapor metálico de 250 watts.

O projeto contempla investimentos em expansão, substituição e eficientização dos atuais pontos de iluminação pública e está orçado em R$ 1.866.000,00. O convênio também prevê a melhoria da iluminação no entorno de 35 escolas, garantindo mais segurança à comunidade.

Finalizando, serão substituídos 1.312 pontos de iluminação de Vapor de Mercúrio para Sódio, principalmente na região periférica da cidade e Distritos.

[fotos: Igor Medeiros - Secretaria Municipal de Comunicação]