04 NOV 2010
Prefeito trabalha para que lojas de rede recolham ICMS em Botucatu

Na manhã de quarta-feira [3], o prefeito João Cury Neto e o secretário-adjunto de Comércio e Serviços, Antonio Carlos Stein, estiveram reunidos com um grupo de representantes de lojas de rede, além do presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Botucatu, Carlos Negrisoli e do ex-presidente Sérgio Ortiz.

O encontro abriu uma rodada de conversas que a Prefeitura pretende ter com lojistas e dirigentes do comércio com a finalidade de discutir investimentos e melhorias para o setor. “Temos várias ideias e projetos direcionados para o setor e nada mais justo do que ouvir quem atua nessa área para legitimar os novos investimentos que pretendemos executar”, afirma João Cury.

Uma das principais bandeiras levantadas pelo prefeito durante a conversa é que as lojas que mantêm filiais em operação na cidade passem a considerar Botucatu como o local de origem para emissão da nota fiscal. Com isso, o imposto gerado [ICMS] passaria a ser repassado aos cofres da Prefeitura e não mais ao município que abriga a matriz da empresa.

“Isso é algo perfeitamente possível de ser feito. Se conseguirmos convencer as empresas, já me comprometi em utilizar parte dos recursos resultantes desse aumento de arrecadação para abrir mais uma creche para atender os filhos de quem atua no comércio”, anuncia o prefeito.

Entre outros assuntos que estiveram em pauta, iniciativas que possam incrementar a geração de empregos junto as lojas de rede, a necessidade de investimentos em qualificação profissional, a elaboração de um calendário de eventos para o comércio, a criação de um “saldão” envolvendo as lojas de rede, o problema de escassez de vagas de estacionamento na região central, o projeto de revitalização da Rua Amando de Barros e estudos para antecipar para as segundas-feiras os feriados municipais que caem no meio de semana.

Na opinião do secretário adjunto de Comércio e Serviços, essa aproximação entre o poder público e representantes do setor é fundamental para dar continuidade às propostas de trabalho da atual gestão e verificar as necessidades dos estabelecimentos comerciais para melhoria do atendimento ao público. “Esses encontros são importantes para validar algumas propostas para os centros comerciais, casando o interesse do consumidor com aquilo que é oferecido a ele. Essa foi a primeira de outras reuniões que pretendemos ter”, anuncia Stein.

“Essa é uma boa iniciativa porque aproxima ainda mais o prefeito do comércio e abre perspectivas para que o setor possa melhorar. É algo inédito e comprova que o atual governo valoriza o diálogo. Se pudesse destacar um ponto da reunião, citaria a possibilidade das lojas emitirem a nota fiscal por aqui, fazendo com que o ICMS fique no município. Isso será muito bom porque esse dinheiro será revertido em benefícios para o próprio comércio, além de atingir outras áreas como a educação”, afirma o presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio, Carlos Negrisoli.

Opiniões

“Essa integração entre a Prefeitura e o comércio é muito importante. Nesse contato é possível saber o que a administração deseja fazer e o que nosso setor espera que seja feito para fortalecer nosso comércio. Fortalecendo a nossa atividade faremos com que o cliente não tenha necessidade de comprar em outras cidades. Espero que esse encontro se repita mais vezes”.

Edvaldo Aparecido da Silva – Magazine Luiza

“Foi uma reunião muito boa, que já deveria ter sido feito há muito tempo. Nesse tipo de bate-papo vão surgindo muitos assuntos importantes para serem discutidos. Quero parabenizar a prefeitura pela iniciativa porque isso fortalece o nosso comércio. Se conseguirmos viabilizar ao menos 50% do que foi discutido, será um passo e tanto”.

Edigar Mangabeira Chaves – Jô Calçados

“Classifico o encontro como muito bom e produtivo, onde foi possível discutir vários projetos que beneficiarão a população, inclusive com a geração de empregos em nosso setor. Também achei muito boa a ideia de reunir as lojas de rede para realização de um saldão com grandes ofertas. Isso, certamente, vai de encontro ao interesse do consumidor de Botucatu e da região”.Luciano Redi – Ponto Frio

“Essa integração entre a Prefeitura e as lojas será produtiva não apenas para o comércio para toda a cidade. Nossa expectativa é que a discussão em torno desses assuntos possa contribuir para a melhoria da atividade comercial em Botucatu”.

Davis Magalhães Schineider – Extra Eletro