22 SET 2010
Semana de Conscientização no Trânsito: bloqueios conscientizam mais de 200 motoristas

A Secretaria Municipal de Transporte [Semutran] em parceria com a Polícia Militar, Guarda Civil Municipal [GCM], o programa Jovens Construindo Cidadania [JCC] e Patrulhinha da Paz da Escola Municipal de Ensino Fundamental [Emef] “Prof. José A. Sartori” realizaram na manhã desta quarta-feira [22] bloqueios com distribuição de folders e adesivos sobre a Semana de Conscientização no Trânsito, na Praça Coronel Moura [Paratodos] e no Largo da Catedral.

De acordo com o secretário municipal de Transportes, Vicente Ferraudo, foram conscientizados mais 200 motoristas durante o bloqueio.

Esta ação faz parte da Semana de Conscientização no Trânsito que será realizada até o dia 25 de setembro [sábado]. Neste ano, o foco principal das ações são as crianças. A intenção é passar a mensagem de segurança no trânsito aos filhos dos motoristas para que eles possam atuar positivamente no meio em que vivem, alertando os pais e toda a família sobre a forma correta de circulação no trânsito.

Durante a ação, a Polícia Militar também orientou munícipes sobre o uso correto da caderinha e como fixa-lá nos veículos.

A estudante Gabriela Marques da Silva, que também participou do bloqueio, conta que alertou sua irmã, que tem um bebê de dois meses, para comprar a caderinha. “Depois que eu expliquei para ela os riscos que o bebê corre não usando a caderinha, ela comprou uma e está usando. Eu também utilizo o cinto de segurança no banco de trás”, explica.

Segundo a responsável pelos alunos, Giovana Eburneo, essa ação é importante porque os estudantes passam de educandos para educadores.

No dia 25, a partir das 9 horas, a mesma ação acontecerá na Praça Emílio Peduti [Bosque], que contará também com um circuito de trânsito voltadas à crianças e adolescentes.