21 SET 2010
Luta dos deficientes é compromisso da Prefeitura de Botucatu

No dia em que se comemora nacionalmente a luta da pessoas com deficiência [21 de setembro], o apoio e ações voltadas a este público, em Botucatu, já começaram a aparecer por meio do Poder Público Municipal.

O prefeito João Cury Neto, de forma inédita, criou em 2010 a assessoria que trabalha no estabelecimento de políticas para a promoção da acessibilidade e da inclusão social das pessoas com deficiência, que está vinculada à Secretaria de Governo. Este trabalho fundamenta-se na construção de uma sociedade democrática, justa, participativa, sustentável e pacífica.

Todas as secretarias também estão envolvidas para desenvolverem ações integradas para melhoria na qualidade de vida das pessoas com deficiência. A Secretaria Municipal da Educação, por exemplo, atende por volta de 120 alunos com deficiência no ensino comum e mantém salas com recursos multifuncionais, que dão apoio especializado ao aluno.

As duas salas instaladas nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental [Emef] “Antenor Serra” e “Dr. Cardoso de Almeida”, e que hoje atendem alunos com deficiência ou atraso mental de toda a rede municipal de ensino, receberam recursos e equipamentos, como: microcomputador, fone de ouvido, scanner, impressora laser, TV de LCD 32”, software para comunicação alternativa e jogos pedagógicos diversos.

Por meio do Nape [Núcleo do Apoio Pedagógico Especializado] “Alcyr de Oliveira”, que contabiliza um total de 40 pessoas e é mantido pela Prefeitura, a comunidade com deficiência auditiva e visual também é atendida com aulas e atividades específicas.

O Cieeja [Centro de Integração Educacional Especial para Jovens e Adultos] é outra unidade que promove o trabalho de profissionalização e geração de renda para as pessoas com deficiência intelectual e seus familiares.

Outro avanço na educação foi dado em abril deste ano, quando foi lançado o projeto de alfabetização para pessoas surdas e/ou com alguma deficiência auditiva. As aulas estão compreendidas dentro da modalidade de Ensino Educação para Jovens e Adultos [EJA], e acontecem de segunda a sexta-feira, das 19 horas às 21h30, na Emef “Dr. Cardoso de Almeida”.

Outra ação promovida pela Prefeitura é liderada pela Secretaria de Comércio e Serviços, em conjunto com as Secretarias de Planejamento, Transporte, Segurança e Obras, já teve início em agosto deste ano, com o plano de acessibilidade nas vias comerciais de Botucatu.

As primeiras ações estão sendo desenvolvidas na Rua Major Matheus, principal corredor da Vila dos Lavradores, e demais vias em seu entorno, que têm recebido a construção de 122 rampas que tornam acessível o comércio daquele local.

“Nosso governo tem um olhar especial às pessoas com algum tipo de deficiência. Cada ação da Prefeitura tem que ser pensada a favor da inclusão destas pessoas”, reforça o prefeito João Cury Neto.