03 AGO 2010
Semutran cria faixa de pedestre na diagonal

A Secretaria Municipal de Transporte [Semutran] inovou mais uma vez na sinalização de solo da Cidade. Depois das faixas com setas indicativas para os pedestres, a pasta criou um novo tipo de faixa pintada na diagonal, ou seja, na posição de 45º.

O serviço, até esta terça-feira [3], já havia sido executado em pelo menos quatro ruas de Botucatu: Rua Joaquim Lyra Brandão, na Vila Assumpção – atrás do Cemitério Portal das Cruzes; Rua Costa Leite, no Centro – próximo à escola infantil “Bebê a Bordo”; Rua Reverendo Francisco Lotufo, na Vila São José – próximo à escola infantil bilíngue “Little People”; e na Rua Velho Cardoso, Centro – próximo ao Instituto Presbiteriano de Educação.

A específica travessa de pedestres é pintada sempre no meio da quadra e não próximo aos cruzamentos de rua, como as tradicionais faixas. De acordo com o secretário municipal de Transporte, Vicente Ferraudo, a intenção é fortalecer ainda mais a educação de trânsito e chamar a atenção dos motoristas que abusam da velocidade dentro da zona urbana.

“O objetivo da faixa pintada na diagonal é de criar ao motorista a impressão de que ali é uma lombada. Assim, a tendência é que os motoristas reduzam a velocidade sem a necessidade de um obstáculo, e respeitem o pedestre que utiliza tal faixa”, analisa Ferraudo, que pretende enviar tal sugestão ao Departamento Nacional de Trânsito [Denatran] por não conhecer outro plano de sinalização similar no País.

Mais serviços - A Semutran, na última segunda-feira [2], efetuou serviços em vários pontos de Botucatu. Na Rua Pedro Sobrinho, no cruzamento com a Rua Pandiá Calógeras e Avenida Petrarca Bacchi, Vila Maria, foram pintadas três sinalizações de “pare” e faixas duplas.

Na Rua Afonso Fernandes Martins, no cruzamento com a Rua 21 de abril, Jardim Brasil, foram colocadas oito prismas de concreto referentes ao “projeto visão”. Já na Rua Pedro Delmanto Sobrinho no cruzamento com a Rua Petrarca Bacchi, no Jardim Cristina, uma placa de “pare” foi instalada. E finalmente, no cruzamento da Avenida Vital Brazil com a Rua Coronel Fonseca, região Central, uma lâmpada queimada no semáforo de nº25 foi substituída pela equipe da Semutran.

Serviço - O telefone da Semutran para mais informações é o 156.