28 JUL 2010
28 de Julho: Dia Mundial de Luta contra Hepatites Virais

Dia 28 de julho foi oficializado como o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, com objetivo de educar a respeito da doença, um grave problema de saúde pública mundial, assim como para estimular o fortalecimento das medidas preventivas e de controle desta doença.

Este importante dia foi criado em consideração a necessidade de reduzir as taxas de mortalidade por câncer hepático [hoje as hepatites virais respondem por cerca de 78% dos casos primários] e pela a necessidade de reduzir a incidência, prevenir e controlar as hepatites virais, e facilitar o acesso a um diagnóstico correto.

Será uma oportunidade para estimular o fortalecimento das medidas preventivas e diagnóstico precoce para o controle das hepatites virais.

Sobre as Hepatites Virais - hepatite é uma inflamação no fígado que nas suas formas mais conhecidas são causadas por vírus. Trata-se de uma doença que na maioria dos casos não apresenta sintomas. A transmissão pode ocorrer no compartilhamento de escova de dentes, lâminas de barbear, alicates de unha e até mesmo com a ingestão de frutas e verduras mal lavadas.

Segundo uma pesquisa divulgada no final do ano passado pela Sociedade Brasileira de Infectologia, a cada ano ocorrem cerca de 37,5 mil casos de hepatites virais no País. As mais comuns são as do tipo A e B, seguidas pela do tipo C.

A hepatite A é transmitida por objetos e alimentos contaminados, mas tem vacina e, no geral, é mais fácil de tratar. Indicam-se repouso, dieta sem gordura e a não ingestão de bebidas alcoólicas.

A hepatite B, apesar de ter também uma vacina preventiva, pode ser transmitida por objetos contaminados e por via sexual. O tratamento com remédios pode levar meses para se chegar à cura e, em 5 a 10% dos casos, se torna crônica, instalando-se no organismo por vários anos, complicando a saúde do paciente.

Já o tipo C da hepatite é mais transmitido por sangue e derivados, no compartilhamento de objetos, mas não tem vacina preventiva e se cronifica em 85% dos casos.

Procure a Unidade de Saúde mais próxima ou o CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento, no CSE todos os dias no período da manhã e todas as quartas-feiras das 8 às 21 horas e solicite o exame.