08 JUN 2010
Saúde: Campanha de vacinação contra a poliomielite é nesse sábado [12]

A Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiologia, informa que nesse sábado [12] haverá a primeira fase da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite para crianças de até cinco anos em todas as Unidades de Saúde, que funcionarão das 8 às 17 horas. O Ministério da Saúde aconselha o mínimo de 95% de cobertura em cada município. Em Botucatu estima-se aproximadamente 8.500 crianças aptas a serem vacinadas, independente de doses anteriores.

De acordo com a Secretaria, não há contra-indicações à vacina oral contra a poliomielite. Entretanto, deve-se evitar a vacinação de crianças com hipersensibilidade conhecida a algum componente da vacina, com deficiência imunitária primária ou com resposta imune suprimida pelo tratamento, leucemia e linfoma de malignidade generalizada. No caso das crianças portadoras de infecções agudas, com febre acima de 38ºC, diarreia e/ou vômito é recomendado o adiamento da vacinação.

O objetivo dos dias nacionais de vacinação contra a poliomielite é contribuir efetivamente para manter o Brasil na condição de país com certificado internacional de erradicação da transmissão autóctone do poliovírus selvagem, já que desde 1989 o País não registra um caso sequer da doença.

Em 2009, 8.439 crianças de Botucatu foram vacinadas na primeira fase, atingindo 99,6% de cobertura. Na segunda fase, 97,3% ou 8.244 crianças foram cobertas.

Serviço:

Para outras informações, o telefone da Vigilância Epidemiológica é [14] 3813-3388.