30 OUT
Espetáculo "Deixa Arder", será uma das atrações do Mirante da Dança no próximo sábado.
Início: 30/10/2021 às 20h00
Encerramento: 30/10/2021 às 22h00
DEIXA ARDER
Marcela Levi e Lucía Russo em colaboração com Tamires Costa / RJ
30 de outubro às 20h
Classificação etária: 14 anos

Relacionando manifestações como o passinho, o pop, o burlesco e o grotesco, o solo DEIXA ARDER remixa Thelonious Monk, Dizzy Gillespie, Nina Simone, Michael Jackson, Valeska Gert, Josephine Baker, Woody Woodpecker, Macunaíma, Grande Otelo, Jorge Ben Jor e Mc Carol! Equivale a dizer que as artistas abordam a identidade à maneira de um empilhamento. Complexo tanto quanto vertiginoso.
“Deixa Arder” é uma expressão que pode dizer, ao mesmo tempo, ‘que tudo se exploda’ e ‘deixa te atravessar, te queimar, te penetrar’. Numa relação de muita proximidade com os espectadores, a dança furiosamente bem-humorada de Tamires Costa dialoga com a linguagem do stand-up, do show off e do music-hall. Mas isso se subverte num extremismo da interpretação. Afinal, nada se produzirá como se poderia prever.
O trabalho, que estreou em 2017 no Rio de Janeiro, foi considerado pelo jornal "O Globo" como um dos espetáculos de destaque daquele ano. Desde então, ele foi apresentado em países como Portugal, França, Peru, Chile e Suíça.
A Improvável Produções é um lugar nômade de formação, pesquisa e criação fundado há 11 anos, no Rio de Janeiro, como uma grata convergência de dois percursos independentes, o de Marcela Levi e o de Lucia Russo. O trabalho da Improvável vai em direção a uma estética experimental que surge de um encontro singular com os impasses da sociedade brasileira. Aí reside um esforço rigoroso em, em vez de sucumbir, transformar os embaraços e as tensões na própria matéria de uma produção artística.

Direção Artística: Marcela Levi & Lucía Russo | Performance e cocriação: Tamires Costa | Colaboração na criação: Ícaro Gaya | Estagiárias: Taís Almeida e Anne Naukkarinen | Desenho de Luz: Catalina Fernández e Tábatta Martins | Desenho de som: toda a equipe | Figurino: Levi e Russo | Registro fotográfico: Paula Kossatz e toda a equipe | Registro de vídeo: Renato Mangolin e Luiz Guilherme Guerreiro | Apoio: Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro | Secretaria Municipal de Cultura, Projeto Entre/Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto, Espaço Cultural Sítio Canto da Sabiá e Consulado da Argentina | Coprodução e difusão internacional: Something Great | Realização artística e Produção Improvável Produções