13 AGO 2009
Fehidro destina R$ 159 mil para recuperação de mata ciliar no córrego do Tenente

O Fundo Estadual dos Recursos Hídricos [Fehidro] destinou à Prefeitura de Botucatu R$ 159.481,00 para a recuperação da mata ciliar do córrego do Tenente, que nasce próximo à região do conjunto residencial dos Comerciários e desemboca no ribeirão Lavapés. A verba foi possível através do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Sorocaba e Médio Tietê.

“Nosso projeto [de Botucatu] foi o único aprovado sem ressalvas pela câmara técnica. Agora, só faltam os prefeitos referendarem, que é um ato administrativo”, conta o secretário de Meio Ambiente - pasta responsável pelo projeto - Mário Sérgio Rodrigues,

O projeto prevê o plantio de 18 mil mudas em uma área de 9.5 hectares, além de recuperação de áreas com erosão e limpeza de margens. O custo é de R$ 201.656,00, sendo que R$ 159.481,00 serão repassados pela Fehidro. A contrapartida contratual da Prefeitura Municipal é de R$ 42.175. Porém, de acordo com Mário Sérgio Rodrigues, o valor gasto pelo Poder Público Municipal será bem menor do que esse, já que as 18 mil mudas virão do Consórcio de Estudos, Recuperação e Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Pardo [Cedepar], que congregas além de Botucatu, as cidades de Itatinga e Pardinho. “Teremos gastos com adubos”, explica o secretário.

Palestra – na próxima segunda-feira [17] será realizada uma palestra sobre a necessidade de manutenção constante em veículos movidos à diesel. O evento é voltado a empresas transportadoras, responsáveis pelas frotas institucionais e privados, como empresas de ônibus.

O encontro acontece na secretaria de Educação, praça Dom Luiz Maria de Sant’Anna, nº 176 – Centro

Município Verde – será realizada amanhã em Itu uma capacitação de vereadores sobre a posição do Legislativo no Projeto Município Verde. O secretário municipal Mário Sérgio Rodrigues disse que espera que os legisladores botucatuenses participem para entender o projeto e como podem colaborar.

Participação, democratização e descentralização é a receita do Projeto Estratégico Município Verde Azul, onde o Governo do Estado de São Paulo e os municípios trabalham juntos na efetivação da agenda ambiental paulista.

A adesão dos municípios ao Projeto se dá a partir da assinatura de um “Protocolo de Intenções” que propõe 10 Diretivas Ambientais que abordam as questões prioritárias a serem desenvolvidas, Esgoto Tratado, Lixo Mínimo, Recuperação da Mata Ciliar, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Habitação Sustentável, Uso da Água, Poluição do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho de Meio Ambiente. A equipe da Secretaria de Estado do Meio Ambiente – SMA – orienta os municípios no preenchimento do Plano de Ação e no cumprimento das