05 AGO 2009
Botucatu será incluída no projeto Criança Ecológica

Botucatu recebeu nos últimos dias a visita dos coordenadores da Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo [SAMASP], Carlos Hayashi e Julia L. Krahenbuhl, coordenadores do projeto “Criança Ecológica”, que busca reeducar crianças de 8 a 10 anos da rede pública e privada do estado e despertar nelas atitudes capazes de contribuir com a melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente.

O objetivo dessa visita era avançar nas negociações para a inclusão de Botucatu no rol de cidades atendidas pelo projeto. Os visitantes ficaram bastante entusiasmados com o que viram na EMA [Escola do Meio Ambiente] e com o material que já é produzido para o atendimento dos alunos da rede municipal. Hayashi gostou particularmente dos livretos elaborados para orientar a visitação das diversas trilhas da Escola e levou cópia de cada um para servir de modelo para iniciativas em outros municípios.

Para preparar as crianças antes das visitas do Projeto, os professores terão acesso a materiais didáticos com conteúdos que tratam a temática de cada agenda. Após a visita, as crianças também receberão um livro intitulado “Criança Ecológica – Sou dessa turma” e poderão fazer download das atividades e materiais pedagógicos disponíveis no site do Programa. Um CD e um DVD de animação com a turma “Criança Ecológica” estão em fase de produção e vão servir como material de apoio nas escolas.

Em Botucatu, a Escola de Meio Ambiente foi selecionada para a realização das vivências previstas. Acompanhados pelo Secretário de Meio Ambiente do município, Mario Rodrigues, e pela diretora da EMA, Eliana Gabriel, os dois técnicos conheceram as instalações e os projetos em andamento na Escola.

“A EMA deverá ser oficializada como um centro regional do Criança Ecológica, o que apenas formalizaria o atendimento que já é feito aos alunos”, afirmou Julia Krahenbuhl.

Ao final da visita, os dois técnicos da SMASP estiveram reunidos com o Prefeito João Cury Neto, que declarou apoio total à adoção do Projeto em Botucatu. O próximo passo é a formalização de um convênio entre o Estado e o Município e a preparação de uma agenda de capacitação aos docentes da rede pública municipal, o que deverá acontecer já a partir de setembro deste ano.