17 JUN 2009
Botucatu realiza campanha de coleta de embalagens vazias de agrotóxicos

A Casa da Agricultura [CATI] e a Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Agricultura, Meio Ambiente e Obras, realizam em Botucatu, a Campanha de Recolhimento de Embalagens de Defensivos Agrícolas - popularmente chamados de “Agrotóxicos”.

De acordo com Márcio Campos, Diretor de Agricultura de Botucatu, esse tipo de ação é extremamente benéfica para os produtores rurais, para o meio ambiente e para a sociedade em geral. “ Por lei, as embalagens de defensivos agrícolas, que geralmente são extremamente tóxicas, deveriam ser retornadas à loja em que o produtor rural adquiriu o mesmo, entretanto, muitas vezes os agricultores têm dificuldade de voltar ao estabelecimento para devolver as embalagens; estas vão se acumulando nas propriedades, e quando mal armazenadas podem poluir o meio ambiente e causar prejuízos aos animais e seres humanos”, explica Márcio Campos.

Segundo o engenheiro agrônomo da CATI, Rafael Marcelino, a campanha foi dividida em duas fases. A primeira foi realizada em 27 de maio, quando o Coordenador Estadual de Operações do INPEV [Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias] Luis Mazzon conscientizou os produtores durante palestra sobre a importância de dar um destino adequado a essas embalagens e dos procedimentos adequados para isso.

A segunda fase será a da coleta e ocorre nesta sexta-feira, 19, das 7h às 11h, em frente ao Clube Kaikan na Colônia Santa Marina, em Botucatu.

De acordo com Márcio Campos, as embalagens vão em caminhões fornecidos pela Prefeitura Municipal até a cidade de São Manuel, onde serão entregues no Posto de Coleta de Embalagens de Defensivos Agrícolas, que faz parte da Associação dos Distribuidores de Insumos Agrícolas do Estado de São Paulo [ADIAESP]. “Após a conferência das embalagens, que devem estar em conformidade com o padrão exigido, a Associação irá encaminhar o material para empresas de reciclagem, onde serão transformados em barricas de papelão, conduítes, caixas de passagem de fios elétricos e sacos para descarte de lixo hospitalar”, diz o Diretor de Agricultura.

No dia da Coleta é necessário levar o “Talão de Produtor” para que seja dado baixa nas embalagens. Além disso, estará presente um fiscal da ADIAESP, e somente serão recolhidas embalagens em conformidade, que para o caso das embalagens rígidas laváveis significa: embalagens vazias, que passaram por processo de triplíce lavagem, perfuradas no fundo e com as tampas entregues separadas.

Botucatu é a terceira cidade da região a fazer essa campanha no ano de 2009; Pardinho e Pratânia já realizaram com sucesso. A intenção, agora, é expandir esta atividade para os outros 8 municípios da Regional da CATI.

Mais informações sobre a Coleta: [14] 3882-4422.