25 MAI 2009
Semana de Integração Acadêmica da FMVZ aproxima alunos da realidade botucatuense

Durante a semana de 18 a 22 de maio, a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp, em parceira com a Prefeitura Municipal de Botucatu, realizou a terceira edição da Semana de Integração Acadêmica. O objetivo do evento foi promover uma reflexão sobre as práticas pedagógicas dentro da Faculdade, visando experimentar metodologias novas de ensino e aprendizagem.

Com o tema “Medicina Veterinária e Sociedade”, a Semana de Integração buscou aproximar os universitários de várias demandas do município de Botucatu, utilizando um método denominado Aprendizado Baseado em Projetos [ABP].

Ao todo, foram desenvolvidos 23 projetos, sobre temas como: conscientização para a coleta das fezes dos animais; assistência veterinária aos produtores da bacia leiteira de Botucatu; programas de vacinação anti-rábica e conscientização sobre as zoonoses, entre outros. Os projetos foram apresentados numa reunião na Casa da Arte da FMVZ, na manhã do dia 22 de maio.

A Semana de Integração teve a participação de 256 alunos de graduação, 15 pós-graduandos e 15 residentes, além dos docentes orientadores dos projetos. “O balanço das atividades foi muito positivo”, afirmou o professor Rogério Amorim, um dos coordenadores do evento. “Superamos as dificuldades com união e desenvolvemos vários projetos com perspectivas de continuidade, pelos resultados importantes que alcançaram, não apenas em relação aos alunos e a Faculdade, mas principalmente para a comunidade de Botucatu. Houve uma grande participação da população e da Prefeitura Municipal, além de algumas ONGs, empresas privadas e entidades de assistência social”.

Os alunos participantes ficaram animados com a experiência. Paula Barreto da Rocha, aluna do primeiro ano de Medicina Veterinária, participou do projeto que desenvolveu um programa de rádio para veicular informações veterinárias para a população em geral. “Foi uma experiência muito legal poder conhecer o funcionamento de uma rádio, produzir os textos e gravar os programas. Foi enriquecedor”.

Seu colega Luiz Felipe Pascoal da Costa, aluno do quarto ano de Medicina Veterinária, participou do projeto de levantamento da fauna domiciliar de Botucatu e do desenvolvimento da cartilha sobre cuidados básicos com animais para crianças. “Foi bem legal trabalhar com crianças. Houve muita receptividade. Como a universidade é pública, temos que retornar isso para a população de algum jeito e acho que foi bem válido nesse sentido”.

O diretor da Agricultura do município de Botucatu, Marcio Campos, comemorou a colaboração entre Universidade e Prefeitura. “Foi uma satisfação ver os estudantes e professores da FMVZ visitando várias áreas urbanas e rurais de Botucatu e promovendo uma integração com a população. O evento conseguiu trazer a Universidade para dentro dos problemas da cidade”.

Campos anunciou a intenção de implantar de maneira definitiva alguns dos projetos desenvolvidos. “Para a Prefeitura as informações e as idéias surgidas durante a Semana podem ser ferramentas para ajudar a transformar a realidade no município. Agora, vamos avaliar o trabalho e buscar recursos para implantar de fato alguns destes projetos”.

As informações são da Assessoria de Imprensa da FCA/FMVZ