22 MAI 2009
Conferência Municipal da Igualdade Racial é amanhã

A I Conferência Municipal da Igualdade Racial será realizada neste sábado [23], no Seminário São José. O evento começa às 9h e tem como tema 'Os avanços, desafios e as perspectivas da Promoção da Igualdade Racial' e começa as 9h.

A Conferência convocada pelo prefeito João Cury e pela sociedade civil organizada por meio da União Cultural Negra de Botucatu, também terá a presença da presidente do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de S. Paulo, professora Elisa Lucas Rodrigues.

Após a abertura solene, os participantes se dividirão em grupos para discutir temas como Saúde, Educação, Mercado de Trabalho, Segurança, Juventue e Patrimônio Cultural. Segundo a presidente da União Cultural Negra de Botucatu, Conceição Vercesi, a realização da Conferência Municipal, que elegerá delegados para a Regional marcada para Sorocaba e para a Estadual - prevista para os dias 10, 11 e 12 de junho no Largo de São Francisco, reflete o avanço da sensibilidade das autoridades públicas e da sociedade em relação ao tema.

Na semana passada, como etapa preparatória da Conferência, a Câmara Municipal realizou no dia 13, sessão solene para lembrar os 121 anos da Abolição.

A sessão solene teve como palestrante convidado o jornalista e editor de Afropress, Dojival Vieira, que fez uma exposição sobre o escravismo no Brasil e o período de racismo pós-abolição e falou sobre os desafios para que o tema do combate à discriminação e promoção da igualdade ocupe espaço nas políticas públicas.

Com informações da Afropress