21 MAI 2009
Semana dos Alimentos Orgânicos começa segunda. Veja a programação

A Semana do Alimento Orgânico começa no próximo dia 25. O evento de abrangência nacional tem como principal objetivo informar as características, modo de produção e benefícios dos alimentos orgânicos para a saúde dos consumidores, produtores rurais e meio ambiente.

'Outros objetivos são de iniciar campanha municipal sobre consumo responsável e valorização do alimento orgânico; aproximar produtores e consumidores, na busca da construção de relações de consumo, pautadas no comércio justo e na melhoria da qualidade de vida no campo e na cidade; apresentar entidades e projetos vinculados à produção orgânica do municipio de Botucatu; dar visibilidade às instituições do município, envolvidas com o tema Agricultura Orgânica', explica o diretor de Agricultura Márcio Campos.

Produtos orgânicos são aqueles que não contêm agrotóxicos, nem ingredientes transgênicos, hormônios artificiais ou antibióticos. São produzidos respeitando-se a vida dos solos, dos animais, das nascentes, dos mananciais que abastecem as cidades e dos ecossistemas. Além disso, possibilitam o fortalecimento da agricultura familiar, geração de renda no campo e a produção de alimentos saudáveis para a sociedade.

Durante a Semana do Alimento Orgânico, os consumidores conhecerão os pontos de venda de produtos orgânicos em Botucatu, participarão de atividades de formação e serão estimulados a escolher produtos orgânicos, priorizando sua saúde e evitando as doenças causadas pelo consumo indireto dos agrotóxicos usados na agricultura tradicional.

A realização é da Prefeitura Municipal de Botucatu em parceria com Faculdade de Ciências Agronômicas [FCA], Câmara dos Vereadores; Associação dos Produtores Orgânicos de Botucatu – APORB/VERDE VIVO; Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural – CMDR; CATI/EDR – Botucatu; MAPA/CPORG/SP; Instituto Biodinâmico [IBD]; Associação Biodinâmica [ABD].