30 JAN 2009
Prefeito, vice, secretários e vereadores reúnem-se com 100 líderes de bairros

A reunião entre os membros da União de Associações de amigos de Bairros de Botucatu [Unasab's] e o prefeito e vice, João Cury e professor Caldas, reuniu cerca de 100 representantes de entidades na sede do Clube dos Dirigentes Lojistas [CDL, na noite de ontem [29]. O primeiro encontro entre os membros da entidade e os administradores serviu para estreitar relações e apresentação das demandas dos bairros. “É mais um canal de relacionamento entre as associações, entidades e o Poder Público”, conta o prefeito.

De acordo com o mandatário, chegou o momento de organizar as necessidades e prioridades. “Durante a campanha assumimos muitos compromissos e vamos cumpri-los. Eu sempre disse que é melhor um não argumentado do que um sim que nunca vai se concretizar. Por isso criamos o Grupo de Identificação de Prioridades [GIP]. É impossível fazer tudo de uma vez”, diz.

João Cury mostrou-se feliz com a quantidade de representantes de associações de bairros. “Depois de tanto falarem que as associações de bairros estavam esvaziadas por causa do orçamento participativo, fico feliz em ver a rápida reorganização das entidades. O Orçamento Participativo [OP] trabalhava com uma fração do orçamento, aqui vamos discutir todos os assuntos referentes aos bairros”, explica. Prefeito e vice confirmaram que a prioridade no atendimento de pedidos será das associações de bairros. “A vontade coletiva se sobrepõe à vontade individual”, argumenta Cury.

Nos bairros - “Quero que me ajudem a sair [do gabinete], não sou prefeito de gabinete”, com essa frase o prefeito expressou a vontade de estar junto às pessoas, nos bairros, conhecendo os problemas de perto. “Levem também os secretários [municipais] para os bairros, nada como conhecer o problema de perto”, frisa.

Demandas – entre os inúmeros pedidos de mudança em mãos de direção de ruas, troca de placas, creches, postos de saúde, asfalto, terrenos para construção de sedes de associações de moradores; João Cury, Caldas e Figueiroa analisavam, dando parecer, assumindo compromissos que podem ser concretizados rapidamente e explicando como proceder nos casos que não seriam prontamente resolvidos.

Esperança – o aposentado Odair Agostinho de Arruda, 58 – presidente da Associação dos Moradores Unidos de Bairro [Amub] – que congrega os Jardins Planalto e Panorama; e as vilas Nova Botucatu e Nossa Senhora de Fátima – estava esperançoso em ser atendido. “No governo passado, as associações [de bairros] não tiveram voz, agora temos um prefeito que atende a população. Tenho muitos protocolos de pedidos que foram feitos na prefeitura nos últimos anos, mas nenhum deles foi atendido. Até os que foram teoricamente aprovados não foram executados”, conta.

Além de joão Cury e professor Caldas; o presidente da Unasab's Marcos Antonio da Silva; o evento contou com a presença do secretário de Descentralização e Participação Popular, João Carlos Figueiroa; a secretária de Assistência Social, Maria Della Colleta; o secretário de Cultural, Osni Ribeiro; os vereadores Curumim, Bittar e Nenê; e representantes da Unesp e Polícia Militar.