14 MAI 2009
Ministério da Agricultura apresenta amanhã Projeto de produção Integrada em Microbacias Hidrográfica

A apresentação pelo Ministério da Agricultura do Projeto de produção Integrada de Sistemas Agropecuários em Microbacias Hidrográficas, será amanhã [15], às 9h, no Escritório da CATI, em Botucatu.

”A produção integrada de sistemas agropecuários em microbacias hidrográficas é um processo de desenvolvimento em que se utiliza a microbacia como unidade básica de planejamento, por meio de introdução de tecnologias sustentáveis e transformação do processo produtivo na busca da obtenção de alimentos seguros, com qualidade, competitividade e geração de emprego e renda”, explica o Diretor de Agricultura Márcio Campos.

De acordo com Campos, o Objetivo é promover o desenvolvimento sustentável no âmbito da microbacia hidrográfica, como unidade de planejamento e execução, por meio da transformação da produção convencional em sustentável, rastreável e certificada, no contexto socioeconômico e ambiental no município de Botucatu.

Em cada projeto aprovado pelo MAPA, os segmentos sociais organizados da comunidade, representados por instituições públicas e privadas e pelos produtores rurais envolvidos, constitui um Comitê Técnico Gestor. O Comitê, de caráter consultivo e coordenado por um de seus membros, discute, de forma participativa os problemas e as soluções ao longo do processo de implementação do projeto, com o apoio técnico especializado disponibilizado pelo MAPA.

Os projetos de produção integrada de sistemas agropecuários em microbacias hidrográficas pretendem transformar procedimentos convencionais de produção agropecuária em sistemas tecnológicos agropecuários integrados e sustentáveis; recuperar a capacidade produtiva dos solos e elevar a produtividade das atividades agropecuárias; reduzir os custos de produção e melhorar a rentabilidade e a qualidade de vida do agricultor; apoiar a organização de produtores e de famílias rurais, para produção e disseminação de tecnologias e racionalização da gestão das atividades produtivas; preparar as bases para a certificação do produto e da propriedade e para a conformidade dos alimentos, produtos e serviços, de acordo com as exigências de mercado.

O projeto encontra-se em seu primeiro ano de implantação nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul e em processo de expansão para os estados da Bahia e de Minas Gerais.