08 MAI 2009
EMEF reduz consumo de água após implantação de projeto ambiental

Na manhã desta sexta-feira, 08, os alunos e funcionários da Escola Municipal de Ensino Fundamental, José Antônio Sartori, receberam a visita dos técnicos da SABESP e do Vereador Luiz Francisco Fontes. Há um ano, eles são parceiros de um projeto de uso racional da água desenvolvido pela direção da escola desde 2007.

A idéia de economizar água surgiu após uma conversa entre a coordenação da EMEF, preocupada com a situação pela qual passa o planeta Terra. A idéia inicial era despertar em alunos e funcionários consciência para o problema ambiental. O projeto foi levado tão a sério que a Escola acabou reduzindo os gastos com água, em relação ás outras escolas da rede municipal, a diferença nos valores das contas da SABESP foi de 50%. Tanto racionamento acabou chamando atenção da Companhia, que entrou em contato com a escola para saber o motivo da economia, foi então, que a SABESP decidiu apoiar o projeto em parceria também com o Vereador.

Na EMEF, a água é assunto sério, discutido dentro e fora da sala de aula. São os alunos do 5º ano os responsáveis por inspecionar o recreio dos quase seiscentas crianças entre 6 e 11 anos. Jaime Amaral, de 10 anos, faz questão de avisar aos professores quando as torneiras estão pingando ou quando a descarga do banheiro está muito demorada. Para lavar as mãos, os alunos usam as torneiras econômicas que desligam automaticamente após o uso. “ Tudo aqui foi pensado para a economia da água, tanto que os alunos acabam cobrando dos pais maneiras para racionar também em casa, eles já são multiplicadores da idéia”, conta a diretora Maria Conceição Degand.

De acordo com ela, o trabalho é feito juntamente com os pais e funcionários, todos eles podem opinar sobre as técnicas de economia. “Para lavar o pátio, por exemplo, usamos apenas 3 baldes de água em lavagens que se alternam durante os dias da semana”, explica a diretora.