28 JAN 2024
DENGUE
Prefeitura realiza grande força tarefa na região da Vila Maria contra a dengue
Região concentra 25% do total de casos da doença neste ano. Ação de domingo teve objetivo de buscar criadouros e orientar moradores.
Neste domingo, 28, cerca de 100 servidores municipais participaram de mais uma ação de bloqueio de criadouros de mosquito coordenada pela Vigilância Ambiental em Saúde para combater a dengue em Botucatu.

As equipes visitaram quase 50 quarteirões na Vila Maria, região que acumula 25% do total de casos de dengue registrados em Botucatu neste ano. Ao todo, o Município contabiliza 527 casos de dengue em 2024.

Desde o início do ano, a Vigilância em conjunto com as demais secretarias municipais tem intensificado os trabalhos na Região Leste para frear a transmissão da dengue. Ações de boqueio de criadouros (quando os agentes entram nas casas em busca de recipientes que acumulam água), orientação e até nebulização de imóveis tem acontecido todos os dias.

A ação deste domingo faz parte da estratégia da Vigilância para diminuir tanto criadouros quanto mosquitos ativos que possam transmitir a dengue. Nesta ação, apesar de todo o trabalho realizado nos últimos dias, as equipes ainda encontraram larvas de mosquito.

“Temos encontrado criadouros em casas que estão fechadas e sem moradores. Nos últimos dias, só na Vila Maria, nós entramos em 30 imóveis com esse perfil para vistoriar e buscar possíveis criadouros. Precisamos da contribuição dos moradores e dos proprietários para cuidar de seus quintais e não deixar nada que possa acumular água”, orientou Valdinei Silva, Coordenador de Programas de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde.

Combater a dengue de forma efetiva é uma ação que depende de todos! A Prefeitura, através de suas equipes, realiza ações de bloqueio, criadouro e nebulização, enquanto a população deve realizar a limpeza de seus quintais para eliminar água parada, olhando recipientes que possam acumular água da chuva, ralos e calhas.

Onde o mosquito não se cria, a dengue não se espalha!

Faça a sua parte!

Acesse a página sobre a dengue e tire as suas dúvidas sobre prevenção, combate e cuidados sobre a doença. Acesse aqui!