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JUN
28
28 JUN 2016
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Prefeitura de Botucatu prepara local onde será construída a ponte do Piapara
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A Secretaria de Obras deu início ao trabalho de retificação de cerca e abertura de um desvio na Estrada Elias Alves (BTC 020), no trecho sobre o Rio Bocaina, para o início da construção da tão aguardada ponte do Piapara. O secretário Rafael Athanazio esteve no local verificando o andamento dos serviços, acompanhado do secretário adjunto William Silva.   
 
Esse serviço inicial feito pela secretaria é para que, durante a execução da obra, o trânsito de veículos não seja interrompido. “Essa é uma etapa preliminar que envolve o desvio do fluxo de veículos para dar início à instalação dos gabiões. Vamos subir o grade da estrada. A ponte estará de cinco a seis metros acima do nível da água. Haverá um aterro longo no sentido cidade. Por cerca de 50 a 60 metros teremos que avançar alinhando a estrada no nível da ponte. E do lado que vai para o Piapara, trabalharemos em uma faixa de cerca de 30 metros de aterro”, informa Athanazio. 
 
O secretário enaltece a importância de viabilizar um investimento há muito tempo sonhado pela população da zona rural. “Trata-se de uma obra importante. Ficamos satisfeitos com o fato de a secretaria estar diretamente envolvido com esse investimento tão sonhado e desejado pela população. Estamos fazendo gestões junto a empresa para acelerar o cronograma de obra para entregá-la ainda esse ano.
Nos próximos dias, a empresa contratada deverá iniciar os trabalhos no local. O prazo de conclusão é de 120 dias", completa. 
 
Histórico - Depois de diversas gestões feitas pelo prefeito de Botucatu, João Cury Neto e pelo deputado estadual Fernando Cury, para que o Governo do Estado liberasse os recursos necessários para a construção de uma ponte sobre o Rio Bocaina, a fim de melhorar o acesso ao bairro rural de Piapara, a crise econômica que toma conta do país só fez aumentar a dificuldade para que o pedido fosse atendido. Esse investimento, um antigo anseio da população da região, é considerado prioritário pela administração municipal.
 
Diante da perspectiva cada vez menor de autorização da obra, a Prefeitura resolveu executá-la com recursos próprios, utilizando parte do dinheiro que, originalmente, estava reservado para as comemorações do aniversário da cidade. A decisão tomada foi de utilizar recursos dos cofres municipais para obras de combate a enchentes não apenas no acesso a Piapara, como também na Rua Duque de Caixas, em Vitoriana e na Rua Antonio Américo Coutinho, às margens do Ribeirão Lavapés, na região central. 
 
“No caso específico de Piapara, no período de chuvas intensas os moradores não conseguem atravessar o rio Bocaina devido a cheia. Não foram poucas as vezes que a população ficou isolada, sem acesso a serviços públicos fundamentais como, por exemplo, SAMU, transporte escolar e segurança pública", salienta o prefeito.
 
O investimento do município para viabilização da tão sonhada obra é de cerca de R$ 500 mil. Serviços preliminares, que incluem toda a terraplanagem, estão avaliados em R$ 200 mil. Através de processo licitatório, a Prefeitura já contratou a empresa que construirá a ponte. A Masquetto & Masquetto já assinou contrato e executará a obra ao preço de R$ 269.105,70.
 
A Estrada Municipal Elias Alves (BTC-020), com cerca de 18 km de extensão, é muito utilizada para escoamento da produção agrícola. Trata-se de uma via importante para o transporte de leite, gado e hortifrutigranjeiros, além de cana de açúcar, pinos e eucaliptos, fontes de renda para inúmeros produtores da região.
 
A atual gestão municipal pavimentou um trecho de 1,5 km da via, contemplando os pontos mais críticos, com subidas e descidas mais íngremes, que exigiam demais dos veículos e geravam bastante insegurança em dias de chuva. Esse investimento é considerado de grande valia para o desenvolvimento do turismo, já que a região é rica pela sua beleza natural e qualidade das águas dos rios, sem poluição, contando também com uma fonte de água sulfurosa no bairro de Piapara.
 
Periodicamente, a Prefeitura desloca seus maquinários para fazer o trabalho de conservação, em razão do grande fluxo de veículos que trafegam pelo local todos os dias. Em 2010, a pavimentação da estrada chegou a ser incluída no Programa de Recuperação de Vicinais, com investimento estimado em quase R$ 12 milhões. Mas em razão de contingenciamentos de natureza orçamentária, o investimento acabou adiado. 
 

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