17 JUN 2016
Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho da Prefeitura acontece de 21 a 23 de junho

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes [Cipa] da Prefeitura de Botucatu, com apoio da Secretaria Municipal de Administração, promoverá no período de 21 a 23 de junho, a SIPAT 2016 (Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho). A edição deste ano será realizada no Cine Teatro Nelli, sempre com início às 19 horas. Nos três dias de Sipat haverá apresentações lúdicas com referência às rotinas dentro do ambiente de trabalho.

No dia 21 (terça) a Companhia de Teatro Chafariz encena a peça “A Paz é a Gente que Faz”. No dia 22 (quarta), os servidores públicos municipais assistirão a palestra “Acredite: Você Pode Mais”, com Hélio Gomes de Souza. Fechando a semana da Sipat, no dia 23 (quinta), Mauro Dias promoverá uma palestra alusiva à segurança do trabalho intercalando números de mágica. Todos os dias, após cada palestra, haverá sorteio de brindes aos servidores públicos municipais presentes. Os participantes receberão certificado.

“Entendemos que a Sipat resgata a reflexão e a atenção que devemos manter dentro do nosso ambiente de trabalho, independente do grau de impacto físico ou mental que ele possa gerar. As exigências ou pressões são inerentes à responsabilidade de cada atividade dentro do mercado de trabalho. Porém, precisamos manter um equilíbrio para que a rotina nas funções não prejudique a saúde do trabalhador”, argumenta Marcos Rogério Alves de Campos, presidente da Cipa.

“Temos orgulho da Cipa hoje estar mais estruturada e atuante para atender o servidor. Em parceria com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Seesmt), que regulamenta e fiscaliza as questões de segurança do trabalho, acredito que podemos alcançar resultados ainda melhores. Mas para isso, precisamos contar com a participação dos servidores em encontros como este, da Sipat”, completa.

Cine Teatro Nelli
Praça XV de Novembro, nº 44 – Centro
Mais informações pelo e-mail: cipa@botucatu.sp.gov.br

Afinal o que é CIPA?
É a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - (CIPA) que orienta a Norma Regulamentadora nº 5 - NR 5 e tem como objetivo observar e relatar condições de riscos nos ambientes de trabalho.

Tais medidas servem para reduzir ou até eliminar os riscos existentes ou tentar neutralizá-los, discutindo assim os acidentes ocorridos e encaminhando aos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho e a Administração.

O resultado destas discussões tem como prioridade adotar medidas que previnam acidentes semelhantes e orientar os demais servidores quanto à prevenção e integridade física do funcionário. A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, o que ela pode fazer por você?

Você pode procurar qualquer membro da CIPA para:
- orientações sobre prevenção de acidentes
- ocorrências de acidentes
- pedidos de Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva (EPI/EPC)
- solicitações de consertos e reparos que ponham em risco a saúde do servidor
- sugestões

Gestão da CIPA/2016