02 JUN 2015
Botucatu formaliza junto ao Governo do Estado pedido de verba adicional para obras de Hospital Veterinário

O prefeito de Botucatu, João Cury Neto, esteve no último dia 25 de maio, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, para formalizar junto ao governador Geraldo Alckmin o pedido de recursos complementares para a viabilização da obra de reforma e ampliação do Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Silvestres (Cempas), instalado no campus de Rubião Júnior da Universidade Estadual Paulista (Unesp), que passará a ser o maior e mais completo Hospital Veterinário de Animais Selvagens do País.

Acompanhado do deputado estadual Fernando Cury; do diretor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ/Unesp) de Botucatu, Professor Paes de Almeida Nogueira Pinto; do coordenador do Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Selvagens (Cempas), Professor Carlos Teixeira; e do diretor da Defesa Civil, Paulo Renato da Silva; o prefeito ainda participou na mesma semana de um encontro com a secretária estadual do Meio Ambiente, Patrícia Iglesias, que ratificou o compromisso estabelecido pelo governador.

O projeto, conduzido pelo professor Carlos Roberto Teixeira, coordenador do Cempas, com anuência do professor Dr. Luiz Carlos Vulcano, é avaliado em R$ 3,2 milhões e já havia recebido R$ 2 milhões pelo FID - Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos. Agora, cerca de R$ 1,2 milhão será liberado pelo Governo do Estado a Botucatu como prêmio pela primeira colocação no ranking do programa Município Verde-Azul, conquistado em 2014.

Oficialmente, o Cempas existe em Botucatu desde 1993, mas até 2005 não tinha um espaço próprio e adequado para pesquisa, atendimento e acompanhamento de animais silvestres. Desde então a demanda só aumentou, porém o espaço físico não acompanhou essa evolução e continua acanhado. Apenas no ano passado foram aproximadamente 2 mil atendimentos a animais selvagens. No local chegam a ser mantidos 200 animais, que seguem sob acompanhamentos médicos até serem reinseridos ao seu habitat natural. A maioria são aves apreendidas ou filhotes vítimas de atropelamento.

“Para se ter ideia, já chegamos a receber uma onça do Acre. Após essa reforma o Cempas contará com centro cirúrgico próprio para pequenos e grandes animais e irá adaptar as áreas de treinamento que irá triplicar nosso atendimento. Será o primeiro e maior [hospital veterinário] do Brasil. Em pesquisa já somos referencia internacional e agora para o segundo semestres a faculdade deverá abrir as primeiras turmas de mestrado e doutorado em Animais Selvagens, algo também inédito no Brasil. Meu sonho para o futuro é de montar um ‘para zoológico’, com animais que são impedidos de voltar à natureza. Ele receberia apenas visitas agendadas voltadas à Educação Ambiental”, comenta o Professor Carlos Teixeira, coordenador do Cempas.

“Hoje, o nosso hospital, em condições bastante precárias, já recebe milhares de animais selvagens por ano, vindos de todo estado. Esses animais são atendidos, medicados e tratados por profissionais extremamente qualificados e depois, nas áreas de soltura, são recolocados corretamente na natureza. Teremos em Botucatu um dos maiores e melhores centros de atendimento de animais selvagens do Brasil. Agradeço ao Governador Geraldo Alckmin pela forma carinhosa e respeitosa com que tratou os interesses do povo de Botucatu. Mais uma vez o governador demonstrou bastante apreço pela nossa Cidade”, enalteceu o prefeito João Cury Neto.

Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Silvestres (Cempas)
Telefone (14) 3880-2039 / 3880-2040
Site: www.fmvz.unesp.br