29 ABR 2015
Saúde pública é foco de visita de comitiva da Universidade de Cabo Verde a Botucatu

Na tarde da última terça-feira (28), o prefeito em exercício, Antonio Luiz Caldas Júnior, recebeu nas dependências da Prefeitura de Botucatu uma comitiva formada por cinco membros da Universidade de Cabo Verde (UNICV). Durante o encontro, Caldas apresentou aos visitantes um pouco mais de nossa Cidade, através de vídeos institucionais, além de contar um pouco sobre a história botucatuense.

A comitiva, formada por uma docente da área de Biomedicina, além de duas mestrandas e duas alunas de graduação de Enfermagem, faz parte do projeto de cooperação internacional, firmado juntamente com a Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Botucatu. O programa que teve início em 2014 está em sua segunda turma de visitantes.

A viagem, que terá duração de um mês, tem como objetivo principal o intercâmbio na área da saúde, com enfoque nas ações dirigidas ao uso abusivo de álcool e outras drogas e as ações de atenção à saúde sexual e reprodutiva.

A comitiva fará importantes estágios nos locais onde estes serviços são prestados pelo Sistema Público de Saúde (SUS). Destaque para o Serviço de Atendimento Referência Álcool e Drogas (SARAD) e o Serviço de Assistência Especializada (SAE) de Infectologia - “Domingos Alves Meira”, presentes no Município.

“O objetivo do intercâmbio é, além de conhecer a Cidade, realizar a troca de conhecimentos, para que estas futuras profissionais da área da saúde do Cabo Verde possam desenvolver a rede pública do país, como estamos fazendo há algum tempo em Botucatu”, analisou Caldas.

Sobre Cabo Verde

A República do Cabo Verde está localizada no continente africano. O país conta com pouco mais de meio milhão de habitantes, e sua capital é Praia, também sua maior Cidade. A UNICV foi fundada apenas no ano de 2006, sendo a primeira Faculdade pública do Cabo Verde.