07 MAI 2014
Botucatu recebe visita de membros da Missão de Estudo de Cabo Verde

Botucatu recebeu entre os dias 24 de abril a 29 de maio a visita de uma Missão de Estudo de Cabo Verde, da África. A missão integra um projeto de cooperação internacional firmado entre a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Universidade de Cabo Verde (UNICV), vinculado ao programa Pró-Mobilidade Internacional CAPES/AULP (Associação das Universidades de Língua Portuguesa).

Ela tem como objetivo conhecer o sistema público de Saúde brasileiro, além de identificar linhas de pesquisa para projetos conjuntos de interesse bilateral. A missão é composta pelas alunas de graduação, Jacinta Maria e Mónica Sofia Lima Mendes e os docentes, Herlander de Jesus Borges Tomás Rodrigues e Deisa Salyse dos Reis Cabral Semedo, do curso de Enfermagem da UNICV.

No dia 28 de abril os membros da missão acompanhados da professora Drª Elen Rose Lodeiro Castanheira do Departamento de Saúde Pública FMB/UNESP e Coordenadora do Projeto CAPES, foram recebidos pelo prefeito de Botucatu, João Cury Neto; ao lado do vice-prefeito, Antonio Luiz Caldas Júnior, e a assessora de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Conceição Vercesi. Na oportunidade, os visitantes receberam títulos de hóspedes oficias do Município.

Na ocasião foram apresentadas a história da Cidade, suas características e as políticas públicas de Promoção da Igualdade Racial implantadas no Município. A comitiva de Cabo Verde também teve conhecimento do projeto Botuáfrica e os Jogos da Igualdade, além das principais atrações turísticas foram apresentadas pela Subsecretaria de Turismo.

Na visão da assessora de Políticas de Promoção da Igualdade Social, esta troca de experiências só vem agregar e firmar a extraordinária relação de Botucatu com os países do continente africano.

“Já que um grupo de estudantes da cidade de Botucatu teve a oportunidade de participar da Missão entre março e abril deste ano em Cabo Verde, e anteriormente Moçambique e Angola”, explica.

Sobre Cabo Verde
Cabo Verde é um país jovem – com 37 anos de independência. Banhado pelo Oceano Atlântico, é constituído por dez ilhas, cerca de 500 km à noroeste da costa africana. Possui uma população de aproximadamente 500 mil habitantes, dos quais 54,4% possuem menos de 25 anos.

Embora seja um país com baixo poder econômico, apresenta um perfil político social estável, mas com grandes desafios estruturais a enfrentar, tais como o abastecimento de água e energia, o saneamento básico e o transporte entre as ilhas.  Entre os principais agravos de saúde encontram-se doenças infecciosas como infecções respiratórias agudas e doenças diarreicas na infância, entre outras, ao lado do crescimento de doenças crônicas entre adultos, com as doenças do aparelho circulatório representando a principal causa de morte.

Com informações: Assessoria de Comunicação e Imprensa da FMB/Unesp