11 ABR 2014
NOTA DE PESAR: MATEUS SUGIZAKI

O prefeito de Botucatu, João Cury Neto, vem a público externar sua consternação e profundo pesar pelo falecimento do mestre em judô MATEUS SUGIZAKI, ocorrido na noite desta quinta-feira, 10 de abril de 2014.

O Chefe do Executivo Municipal se solidariza com a família nesse momento de dor e tristeza, e também enaltece todo o legado deixado pelo sensei em Botucatu, onde foi docente da Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu (FCMBB). Ainda se tornou presidente da Associação de Judô Mata Sugizaki, através da qual tem atendido há anos centenas de crianças e adolescentes carentes da Cidade, com apoio da Prefeitura.

Mateus Sugizaki é um dos maiores nomes do judô nacional. Nascido em Arandú (SP), mudou-se para Botucatu na década de 60, quando o pai – mestre Mário Sugizaki decidiu trazer sua filosofia de ensinamentos do judô. Foi o primeiro brasileiro campeão universitário de judô em 1968. Mestre 8º dan, também chegou a ser técnico da Seleção Brasileira de Judô na Olimpíada de Moscou, em 1980.

“O sensei Mateus foi uma das maiores ser humanos que conheci. Era sinônimo de ética e caráter. Na vida replicou a filosofia do ‘caminho suave’ que o judô lhe ensinou e deixou para nossa comunidade um legado, não apenas como desportista, como também pai de família, gestor, e multiplicador de bons valores. Para os botucatuenses, ele não nos deixou. Passarão décadas e esse legado irá permanecer por gerações, dentro e fora do tatame”, afirma o prefeito João Cury Neto.