02 JAN 2014
Câmara de Botucatu devolve quase R$ 600 mil aos cofres da Prefeitura

Na última segunda-feira, 30 de dezembro, último dia de expediente nas repartições públicas municipais antes da virada do ano, o presidente da Câmara Municipal de Botucatu, vereador Ednei Lázaro da Costa Carreira, reuniu-se com o prefeito João Cury Neto.

Na oportunidade, o chefe do Poder Legislativo fez a entrega de um cheque no valor de R$ 598.611,84, que corresponde a sobra do orçamento de R$ 3.457.000,00 que a Câmara não utilizou no exercício de 2013. O montante, que havia sido repassado no início do ano passado e não foi gasto ao longo do último exercício, agora volta aos cofres do município e reforçará o caixa da Prefeitura em 2014, podendo ser empregado em qualquer área.

Para o presidente do Legislativo é motivo de alegria e satisfação passar o cheque às mãos do prefeito já que demonstra a forma austera como os recursos públicos foram administrados pela Câmara em 2013, ano em que grande parte dos municípios enfrentou sérias dificuldades financeiras.

“O prefeito João Cury, sempre zeloso, saberá dar a destinação adequada para esse dinheiro. De qualquer forma será revertido à população de Botucatu. E o papel dos vereadores é justamente zelar pelo bem estar do povo, beneficiando principalmente os bairros mais carentes. A forma enxuta como a Câmara trabalha está em sintonia com o modo de administrar do Poder Executivo. O dinheiro não é muito, mas pode ajudar a levar um pouco de asfalto, mais medicamentos e outros benefícios à população”, afirma Carreira.

Apesar de a Câmara ter direito a até 6% do Orçamento do Município, historicamente o repasse que é feito para fazer frente aos gastos anuais do Poder Legislativo tem ficado na casa dos 2,5%. “Dentro desse repasse ainda devolvemos um pouco ao prefeito. Isso é mérito dos vereadores e de todos os funcionários da Câmara que são muito zelosos no trato com o dinheiro público”, enfatiza o presidente.

O prefeito João Cury Neto, que ao receber o cheque estava acompanhado do vice-prefeito, Antonio Luiz Caldas Júnior e do secretário municipal de Fazenda, Luiz Augusto Felippe, agradeceu o gesto e destacou a capacidade de gestão demonstrada pelo Legislativo botucatuense.

“Mais do que o valor, importante mesmo é simbolismo desse gesto feito, demonstrando uma capacidade administrativa ímpar. A Câmara Municipal de Botucatu é um exemplo para o país. Vemos por aí muitos legislativos perdulários, que não sabem eleger prioridades, que não têm um trato correto com a coisa pública. Aqui em Botucatu é diferente. O vereador Carreira, pelo fato de estar ocupando a presidência pela terceira vez, sabe da importância de fechar gargalos, evitar desperdícios para sobrar mais para a atividade fim. E a Câmara tem uma excelente equipe de servidores que tem a mão firme de fazer a boa gestão dos recursos do orçamento”, comenta o prefeito.

Cury faz questão de frisar que a devolução dos recursos não acontece em razão da Câmara não saber o que fazer com os recursos, mas como resultado de uma capacidade de gestão diferenciada.  “Isso é um diferencial. O Poder Legislativo muitas vezes é o maior alvo das críticas. Mas esse gesto demonstra que qualquer crítica à capacidade de gestão da Câmara, não procede. E eles estão devolvendo recursos ao município não porque não sabem o que fazer com o dinheiro. É porque já fizeram muito bem o que tinham que fazer com economia, permitindo ao município aumentar a sua capacidade de investimento nas mais diferentes áreas. Isso não é comum. A grande maioria das Câmaras consome praticamente todo o orçamento a que tem direito. Quero agradecerão presidente Carreira, aos demais vereadores e a todos os servidores porque a Câmara de Botucatu é um exemplo para o Brasil. Consegue se modernizar e ainda é solidária ao município em uma época importante”.

Segundo o chefe do Executivo, os recursos devolvidos serão investidos nas mais diferentes áreas, já que se trata de recurso de livre movimentação. “Vem aí o período das chuvas que geralmente demanda muito trabalho e investimento principalmente do setor de obras. Esses recursos poderão ser usados, por exemplo, nessas emergências. Essa integração entre os poderes é muito importante. Temos um legislativo combativo, que não é subserviente e que nos permite caminhar juntos nos projetos de interesse do município. Quem ganha com isso é a população”, frisa Cury.