02 OUT 2013
Conselho Municipal comemora Dia Internacional do Idoso em Botucatu

Na manhã da última terça-feira (1º de outubro) foi realizada a reunião mensal do Conselho Municipal do Idoso, na Casa dos Conselhos.

Além dos membros do conselho a reunião também contou com a presença do vice-prefeito, Antonio Luiz Caldas Júnior; secretária de Assistência Social, Amélia Maria Sibar; secretário de Descentralização e Participação Comunitária, Paulo Sérgio Alves e o assessor especial em Acessibilidade e Inclusão Social, Paulo Malagutte.

Durante o encontro foi comemorado o Dia Internacional do Idoso, data instituída em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU), que tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e a necessidade de proteger e cuidar a população mais idosa.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), só no Brasil, a população com mais de 65 anos passará de cerca de 7% do total (em 2013) para 26% em 2060; a expectativa média de vida por aqui também deve subir dos atuais 75 anos para 81.

Conforme o último censo do IBGE, Botucatu contabiliza mais de 17 mil pessoas com 60 anos ou mais idade.

Além da comemoração, a reunião também marcou o desligamento dos membros do Conselho uma vez que a posse dos novos membros será dia 5 de novembro, novamente na Casa dos Conselhos.

O vice-prefeito, Antonio Luiz Caldas, em discurso, destacou que o Conselho Municipal do Idoso é um exemplo. “Temos um conselho antigo, atuante e frequente nesta área, que trabalhava a pluralidade e as políticas públicas. Nossa expectativa em relação ao papel do Conselho do Idoso é grande já que a maior parte das pessoas vai chegar à terceira idade e que isso seja dá melhor forma possível”, comenta.

Casa dos Conselhos
Rua Rosa Maria Santiago, nº152, Centro (próximo ao terminal rodoviário)