26 SET 2013
Prefeito e superintendente da Sabesp visitam famílias beneficiadas pelo programa “Se Liga na Rede”

Limpar os rios do Estado de São Paulo e garantir a universalização dos serviços, com 100% de abastecimento de água, 100% de coleta de esgotos e 100% de tratamento de esgotos, são prioridades absolutas para o Governo do Estado e para a Sabesp. No entanto, o trabalho para melhorar a qualidade de vida da população pode ser parcialmente comprometido se nem todas as residências e edificações realizarem as ligações nas respectivas redes coletoras.

O programa Se Liga na Rede é uma parceria entre o Governo do Estado de São Paulo e a Sabesp, que proporciona a ligação intradomiciliar gratuita para clientes de baixa renda, com o objetivo de estimular a conexão à rede coletora de esgoto. Os serviços serão 80% custeados pelo governo e 20% pela Sabesp. Em um período de 8 anos, a meta corporativa é fazer a ligação gratuita da rede de esgoto para 192 mil famílias, num total de mais de 800 mil pessoas beneficiadas.

O programa se Liga na Rede vai levar mais saúde e qualidade de vida às famílias carentes. Com a iniciativa o Governo do Estado e a Sabesp vão realizar gratuitamente a ligação de esgoto com todas as adaptações necessárias nas casas dessas famílias, para que o esgoto gerado no tanque, vaso sanitário, pias e chuveiros seja levado até à rede coletora.

Para participar, os clientes devem apresentar rendimento familiar de até três salários mínimos e ser residentes em áreas de alta vulnerabilidade social, onde a rede coletora encaminhe o esgoto para estação de tratamento.

A ligação à rede coletora de esgotos contribui diretamente para a qualidade de vida dos moradores e para a despoluição de rios, córregos e mananciais. Isso porque quando não existe a ligação entre a casa das pessoas a rede coletora o esgoto acaba sendo lançado sem tratamento na natureza.

O custo médio dessa obra dentro de casa é de R$ 1.820,00, o que muitas vezes se torna inviável para quem tem renda familiar de até três salários mínimos (R$ 2.034,00). Com o programa, a Sabesp faz a obra interna gratuitamente para o morador e entrega a casa com o mesmo acabamento original - ou superior.

Meta na RM - A Unidade de Negócio Médio Tietê tem cerca de 3.120 ligações factíveis de esgoto. A meta é executar 25%, o que representa 780 ramais ligados até o fim do contrato, abril de 2015. Na região, o programa foi iniciado em abril deste ano e será executado em 24 meses para atendimento as 32 cidades da região.

Para que todas as famílias cadastradas sejam beneficiadas, representantes da Sabesp e da empresa contratada já estão visitando os imóveis passíveis de enquadramento e apresentando o termo de adesão que autoriza a ligação. Com a assinatura desse termo, a obra é agendada e executada no prazo combinado com o morador.

Em Botucatu, um dos primeiros bairros atendidos é o Jardim Santa Elisa, localizado em uma das mais regiões mais carentes do município. Na última segunda feira (23), o superintendente da Sabesp, Mário Eduardo Pardini Affonseca, acompanhado do prefeito João Cury Neto e do gerente da Divisão de Botucatu, Wagner Costa Carreira, acompanhou o desenvolvimento dos serviços.

Na ocasião, as autoridades puderam conferir de perto a ligação de esgoto intradomiciliar realizada na residência da Dona Maria. A moradora ficou muito feliz já que a obra trará muitos benefícios para sua família. Outra boa surpresa foi anunciada pelo prefeito João Cury. A Prefeitura deverá lançar em breve um projeto de grande alcance social que prevê a concessão de materiais para instalações sanitárias domiciliares em moradias com famílias em situação de risco ou situação de vulnerabilidade social.

Beneficiárias como Dona Maria receberão da prefeitura o material necessário para o acabamento da obra - vaso sanitário, pia, chuveiro, entre outros itens -, o que proporcionará maior conforto, segurança e saúde para suas famílias que não dispõem desses itens essenciais de higiene pessoal e limpeza em suas residências.

Acompanhando de perto todo o trabalho, o superintendente da Sabesp, Mário Pardini, disse do orgulho da sua equipe executar o programa. "Quando começamos, não imaginávamos que esse programa ia mexer tanto com a gente. Conhecer a realidade de pessoas tão carentes, mas de uma generosidade, caráter e bondade tão grande, fez a gente enxergar a grandeza do que realizamos, em como o nosso trabalho vai além, na medida em que proporciona felicidade à uma família, ajudando a melhorar a vida das pessoas, das crianças que brincam descalças em meio ao esgoto ao céu aberto. É um momento histórico, o começo de uma nova vida. Em cada intervenção, conquistamos mais e mais amigos verdadeiros, que não têm outra coisa para retribuir, senão a gratidão", comentou.

Visitando as primeiras casas que estão recebendo as obras e podendo presenciar a alegria dos moradores pelos benefícios, antes nunca imaginado, bastante emocionado o prefeito João Cury declarou sua satisfação em poder vivenciar esse momento e estabelecer mais uma parceria de sucesso com a Sabesp.

"É gratificante para o gestor público poder ver a saúde chegando aos mais carentes. É a certeza do dever cumprido quando a população mais pobre tem acesso aos serviços essenciais. É o resgate da cidadania de um povo sofrido, sua real integração na sociedade. O programa Se Liga na Rede é uma verdadeira revolução, já que traz dignidade e eleva as pessoas beneficiadas da condição de seres humanos para cidadãos. Fiz questão que a Secretaria de Assistência Social entrasse como parceira na execução do programa por entender que se trata de uma ação histórica e de grande alcance", concluiu o prefeito.