13 MAI 2013
Botucatu sedia décimo encontro do Ciclo de Debates 2013 do Tribunal de Contas do Estado

Cerca de 450 pessoas lotaram as dependências do Teatro Municipal “Camillo Fernandez Dinucci”, na última sexta-feira (10) para participar do décimo encontro do Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, com apoio da Prefeitura de Botucatu. Os debates, que contaram com a presença do Presidente do TCE, Conselheiro Antonio Roque Citadini, reuniram representantes de 17 municípios que compõem a jurisdição da Unidade Regional do TCE em Bauru (UR-02).

A abertura do evento contou com a presença do Prefeito de Botucatu, João Cury Neto, e do Presidente da Câmara, Vereador Ednei Carreira, que fizeram a saudação aos participantes e a comitiva do TCESP, que além do Presidente, contou com a presença do Secretário-Diretor Geral, Sérgio Ciquera Rossi; o Diretor do Departamento de Supervisão da Fiscalização II, Alexandre Teixeira Carsola; e o Diretor da Unidade Regional de Bauru (UR-02), José Paulo Nardone.

Os temas abordados durante o encontro foram ensino, mobilidade urbana, previdência, saneamento e resíduos sólidos, saúde, terceiro setor e transparência e lei de acesso a informação. Os palestrantes foram Daniela Peres Cavalcanti, Luciana Maria Assad, Aparecido Donizeti Galli e Rafael Ribeiro Calegari Gomes.

Registraram presença no encontro 10 Prefeitos e 10 Presidentes de Câmaras, além de vereadores e lideranças políticas e municipais de toda a região. Estiveram representados nesta edição do Ciclo de Debates os municípios de Águas de Santa Bárbara, Arandu, Areiópolis, Avaré, Barra Bonita, Botucatu, Cerqueira César, Dois Córregos, Iaras, Igaraçu do Tietê, Lençóis Paulista, Macatuba, Manduri, Mineiros do Tietê, Óleo, Pratânia e São Manuel.

Em sua fala, Roque Citadini destacou a importância dos gestores municipais participarem dos encontros promovidos pelo TCE nas Unidades Regionais. O objetivo, segundo o Conselheiro, é estabelecer contato direto com os jurisdicionados, reciclar o conhecimento dos agentes municipais e debater questões da legislação, em nome de bons resultados da administração.

“No fundo, o objetivo disso tudo é que se erre menos e se acerte mais. Estamos abertos a discutir todos os problemas. O Tribunal tem um efeito pedagógico, de esclarecimento”, declarou.

O prefeito João Cury fez questão de parabenizar o TCE por se dispor a percorrer o estado de São Paulo e dialogar com os gestores. “Vemos que é um tribunal acessível, que dialoga, que orienta, que ajuda na prevenção dos problemas da administração pública. A legislação muda muito rápido e é preciso reciclar permanentemente os gestores públicos. É isso que tem ocorrido”, enfatiza.

“Temos que trabalhar de mãos dadas porque o que todos nós queremos é o bom uso dos recursos públicos para melhorar a qualidade de gestão e, por consequência, a vida das pessoas. Estamos do mesmo lado trabalhando por uma gestão pública de melhor qualidade”, conclui o prefeito.

José Paulo Nardone, diretor da Unidade Regional de Bauru (UR-02), que congrega  41 municípios e fiscaliza a aplicação de cerca de R$ 2 bilhões, fez uma avaliação positiva do evento realizado em Botucatu. “O Tribunal tem encontrado em Botucatu parceria, boa vontade em nos atender, em cumprir as prescrições legais. O evento propriamente dito foi muito bem organizado, com número de participantes excelente. Isso mostra o interesse dos setores que nós fiscalizamos em atender a legislação”.