12 ABR 2013
Galerias e praças serão entregues na Cecap, sábado (13)

A Prefeitura de Botucatu promove neste sábado (13), a partir das 9 horas, juntamente com a inauguração do Posto de Informações Turísticas [PIT], a entrega de obras importantes de infraestrutura e lazer na região da Cecap [Conjunto Residencial Frei Fidélis]. Tratam-se das galerias de águas pluviais da Rua Joaquim Barreiros e de duas praças, uma delas voltadas exclusivamente à Terceira Idade. O evento será realizado na Praça “João Rodrigo Souza Aranha”, ao lado da Emef. “Américo Virgínio dos Santos”.

As obras de galerias na região da Cecap beneficiam famílias inteiras que por longos anos conviviam com os transtornos causados pelas chuvas. No total foram construídos 977 metros lineares de galerias de concreto, com tubulações de 0,60cm, 0,80cm e 1m de diâmetro, além de 21 bocas de lobo e mais 30 caixas de ligação nos seguintes trechos: ruas Joaquim Barreiros, Carlino de Oliveira, Salim Kahil, Dr. Costa Leite, e Avenida Pedreti Neto.

Toda a água captada desta região agora é direcionada à nascente do Ribeirão Tanquinho. Para que isso ocorra da forma mais segura possível, a Prefeitura investiu também na construção de uma escada dissipadora envolta a um muro de gabião [estrutura armada com tela de aço e preenchida com pedras britadas].

A nova estrutura tem a missão de diminuir a força e velocidade da água das chuvas no solo. Há quase um ano, uma erosão se formou próximo à nascente do Tanquinho, destruindo calçada e ameaçando aqueles que circulavam pela Rua Salim Kahil.
O investimento do Poder Público nestas obras de micro drenagem na região da Cecap foi de R$ 299.700,00. Os trabalhos foram executados pela empresa Fortpav Pavimentação e Serviços LTDA, vencedora da licitação pública.

Praças
A “Praça do Idoso” na Cecap é a segunda viabilizada pelo Fundo Social de Solidariedade de Botucatu em convênio junto ao Fundo Social de Solidariedade do Governo do Estado de São Paulo (Fussesp). A primeira foi instalada na Praça Alexandre Fleming, na Vila dos Lavradores, no ano de 2011. O repasse do Fussesp a este projeto é de R$ 15 mil.

A área total da Praça do Idoso na Cecap, que será denominada “Mário Ferreira”, é de 262 m² e está localizada na esquina da Rua Horácio Tadei [ao lado do nº 12]. O espaço conta com equipamentos voltados à atividade física e consequentemente à saúde do idoso como estações de “senta e levanta”, “ergométrica”, “barra paralelas”, “escada e rampa”, e “abrigo para aparelhos”, tudo com placas autoexplicativas. Estes aparelhos fortalecem a musculatura, melhoram as articulações, flexibilidade, reflexos e equilíbrio das pessoas acima de 65 anos de idade.

O Poder Público Municipal ainda fará neste sábado a entrega oficial da Praça “Jesus Cavalero”, localizada nos encontros das ruas Nicole Zaponi e José dos Santos. O terreno público que antes recebia o depósito irregular de todo tipo de lixo e entulho foi recuperado pela Prefeitura, com investimento aproximado de R$ 4 mil. O local recebeu bancos, calçadas e grama.