16 OUT 2012
Semana marca avanço na construção de política de segurança alimentar em Botucatu

Nesta terça-feira (16) foi realizada, na Sala de Teleconferência da Secretaria Municipal de Educação, a abertura oficial da Semana Municipal da Alimentação, Segurança Alimentar e Nutricional, em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, com o tema: “As cooperativas agrícolas alimentam o mundo”.

A cerimônia contou com a presença do secretario Adjunto de Agricultura, Márcio Campos; da secretária Municipal de Educação, Alessandra Luchesi de Oliveira; da presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar, Marilza Petrechen; da professora do curso de Nutrição da UNESP, Maria Rita Marques de Oliveira; e da representante da secretária de Assistência Social, Vanda Zamuner.

Foi destacada no evento a construção de uma política pública de segurança alimentar para Botucatu, projeto este que se encontra em fase inicial, além dos programas de “Agricultura Familiar”, que vem aumentando o número de produtores rurais da região. Esses produtores comercializam seus alimentos com a Prefeitura e lucram até R$ 20 mil por ano.

Para o secretario Adjunto de Agricultura, Márcio Campos, a semana é importante para mostrar os avanços na área da alimentação. “O evento tem como ponto importante destacar Botucatu como a cidade dos alimentos orgânicos, visando também o crescimento dos produtores rurais da região.”

Durante toda a semana acontecerão vários eventos, entre eles encontros, palestras, visitas ao banco de alimentos e a hortas comunitárias, além do lançamento do projeto “Feira Legal”, na quinta-feira (18), no período da manhã. O evento de lançamento acontece na feira da Catedral, na Praça Rubião Júnior e tem como objetivo a recuperação das feiras ao ar livre de Botucatu. A organização estará em uma barraca, expondo para os produtores e interessados as idéias do projeto.

A Semana de da Alimentação, Segurança Alimentar e Nutricional é uma realização da Prefeitura Municipal em parceria com O Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Comsan). Todas as atividades são gratuitas.

17/10/12 – quarta-feira

Local: Sala de teleconferência da Secretaria Municipal de Educação

Praça Dom Luiz Maria de Santana, 176, no Centro.

14 horas – Palestra: “Ganho de peso ideal e alimentação saudável na gestação: benefícios para a mãe e para o bebê.” – Doutora Maíra Malta – UNESP

15 horas – Palestra: “Ações de vigilância sanitária e segurança alimentar e nutricional” – Doutora Maria Zampoli Troncarelli – VISA

16 horas – Palestra: “Cuidados nutricionais no envelhecimento” – Doutora Priscila Moreira – UNESP

19 horas – Palestra: “Mudança no estilo de vida para prevenção e controle do Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial” – Equipe “Mexa-se” CeMENutri