19 SET 2012
Botucatu poderá firmar convênio com o Sistema Brasileiro de Inspeção de Alimentos de Origem Animal

O auditório da Casa de Arte da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ/UNESP) foi palco no último dia 13 do primeiro Seminário de Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e Segurança Alimentar de Botucatu.

O evento teve como objetivo principal apresentar os resultados de um ano de atividade do serviço de inspeção em Botucatu, reunir parceiros e instituições das esferas municipais, estadual e federal que tenham competência na inspeção sanitária para divulgar os resultados obtidos.

Outro tema debatido no encontro foi o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal, que faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (SUASA). Ele padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar apresentado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O seminário foi organizado por uma comissão formada por representantes da Prefeitura de Botucatu, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Secretaria Adjunta de Agricultura e Abastecimento, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Defesa Agropecuária – Secretaria do Estado de Agricultura e Abastecimento, Vigilância Sanitária Municipal e Estadual e a Rede SANS – Faculdade de Nutrição da UNESP.

Segundo o secretário adjunto de Agricultura, Márcio Campos, Botucatu poderá realizar um convênio com o Sistema Brasileiro de Inspeção de Alimentos de Origem Animal. “Firmar um convênio como este possibilitará uma empresa ou agroindústria botucatuense comercializar em todo o Brasil produtos de origem animal, como mel, lácteos e embutidos”, explica.

O professor José Paes de Almeida, vice-diretor da FMVZ, relatou que o seminário de serviço de inspeção municipal de Botucatu foi um sucesso e que atingiu o objetivo de aproximar as instâncias municipal, estadual e federal para harmonizar leis e procedimentos de inspeção sanitária e de saúde pública.

“Agora o município de Botucatu vai organizar documentos e um programa de trabalho do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) para enviar ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para conveniar com o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal”, informa.