21 JUN 2012
Botucatu recebe veículos para visitas técnicas a produtores rurais

O prefeito João Cury Neto esteve na manhã desta quinta-feira (21), no Escritório de Desenvolvimento Rural de Botucatu, para a entrega de três novos veículos que serão utilizados por profissionais da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), que abrange 11 municípios. Um ficará exclusivamente a Botucatu, outro para Pardinho e o terceiro para serviços demandados pelas demais cidades da regional.

Em todo o Estado de São Paulo são 50 veículos viabilizados através do desenvolvimento dos trabalhos do projeto Microbacias 2, que está em andamento em todo território paulista. Botucatu e Dracena foram as únicas regionais a serem beneficiadas com uma quantidade maior de carros devido a qualidade dos projetos realizados.

Os investimentos em todo o Estado somam R$ 1.807.500, sendo R$ 1.265.250 oriundos do Banco Mundial (Bird) e R$ 542.250 do Tesouro do Estado. A intenção da Cati é substituir parte da frota para melhorar as condições de trabalho dos técnicos da instituição na prestação de serviços aos produtores rurais. Essa foi uma primeira aquisição e está em andamento a compra de mais 130 automóveis.

“A regional tem 25 veículos e este é o oitavo para Botucatu. Recebemos muita demanda em nosso Município que conta com cerca de 1.300 propriedades rurais. Nosso corpo de equipe técnica faz visitas e orientações gratuitas a estes produtores para a coleta de amostras de solo e prevenção de pragas, por exemplo”, diz Claudio Vivan Pinto, diretor da Cati regional Botucatu.

Sobre o Microbacias II

O Projeto Microbacias II – Acesso ao Mercado é um projeto do Governo do Estado de São Paulo, com financiamento parcial do Banco Mundial, a ser executado pela Secretaria da Agricultura e Abastecimento, por intermédio da CATI, e da Secretaria do Meio Ambiente, por intermédio da Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais (CBRN). Com valor total de US$ 130 milhões, deve ser executado em um período de cinco anos (2011-2015).

Tem como principal objetivo promover o desenvolvimento rural sustentável no Estado de São Paulo, ampliando as oportunidades de emprego e renda, a inclusão social, a preservação dos recursos naturais e o bem-estar da comunidade.

Ele busca fortalecer a posição dos agricultores familiares nas cadeias produtivas e reforçar sua capacidade de negociação coletiva com os operadores do mercado, para aumentar a competitividade da agricultura familiar paulista, melhorando simultaneamente a sustentabilidade ambiental.

Cati Botucatu

Rua Ranimiro Lotufo, 202 – Vila Sônia