26 ABR 2012
Botucatu promove 1º Encontro de Compras Governamentais de Alimentos, nesta sexta (27)

Prefeitura, Sebrae e Escritório de Desenvolvimento Rural da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral – CATI promovem nesta sexta-feira (27), das 9 às 18 horas, no Anfiteatro C da Central de Aulas do campus da Fazenda Lageado da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA), o primeiro Encontro de Compras Governamentais de Alimentos de Botucatu e Região.

O evento reunirá parceiros e instituições das esferas municipais, estadual e federal que tenham competência nas compras governamentais, estabelecidas pelas políticas públicas de segurança alimentar e nutricional.

Na oportunidade serão divulgados os programas de aquisição de produtos hortifrutigranjeiros para creches, escolas, entidades sociais, hospitais e fundações conforme a legislação pertinente do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa de Agricultura Social (PAAIS) por meio da Agricultura Familiar.

A Prefeitura de Botucatu, na atual administração João Cury Neto, tem articulado ações e projetos que solidificam a agricultura familiar e estimulam à alimentação saudável. Desde 2010 o Poder Público Municipal tem aberto inúmeros processos para aquisição de alimentos a serem servidos nas escolas, medida que respeita à lei federal nº 11.947/09, que determina a utilização, pelo Município, de no mínimo 30% dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Nas relações de compras feitas pela Secretaria Municipal de Educação para a merenda escolar estão produtos como alface, beterraba, espinafre, banana, laranja, brócolis, ovos, mel, leite, iogurte, entre outros, inclusive orgânicos. A compra destes produtos ajuda no abastecimento de aproximadamente 23 mil refeições servidas por dia na Rede de Ensino Básico Municipal.

Subsecretaria de Agricultura e Abastecimento

E-mail: agricultura@botucatu.sp.gov.br