09 ABR 2012
Todos Pelo Emprego: alunos recebem certificados em cerimônia no Senai

Nesta terça-feira (10), a partir das 19 horas, nas dependências do Senai, acontecerá a cerimônia de entrega de certificados dos cursos do Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ), oferecidos por meio de parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Botucatu. A ação faz parte do Programa “Todos Pelo Emprego”, que o Poder Executivo Municipal lançou com a finalidade de qualificar mão-de-obra para os mais variados setores da economia local.

Por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento foram disponibilizadas dezenas de vagas para cursos do Programa Via Rápida Emprego. Os alunos foram treinados entre os meses de outubro e dezembro de 2011 e cerca de 70 receberão certificados.

A formatura contempla os cursos de soldador elétrico (duas turmas), chapeador aeronáutico (duas turmas), operador de máquinas reta e overloque (uma turma) e modelista de roupas (uma turma). E através da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) também foram formadas duas turmas no curso de Informática.

Os certificados serão entregues pelo prefeito João Cury Neto; pelo diretor do Senai, José Maria Milani; pelo secretário adjunto de Indústria, Antonio Carlos Stein e pelo agente de treinamento do Senai, Ivan Roberto Fontes.

Já existem tratativas em curso para que Botucatu seja contemplada com mais seis turmas de 16 alunos cada para novos cursos da SERT e da Secretaria Estadual de Desenvolvimento.

Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ) - O PEQ é um programa de qualificação e requalificação profissional de nível básico desenvolvido pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo (SERT). Consiste na oferta de cursos presenciais com carga horária de cerca de 230 horas, desenvolvidas 5 vezes por semana, com 4 ou 5 horas por dia, durando entre 2 e 3 meses.

O programa é voltado para quem está desempregado, priorizando aqueles com idade entre 30 e 59 anos e não concluiu o ensino fundamental. Os alunos são beneficiados com bolsa-auxílio de R$ 210 e auxílio transporte de R$ 120,00 em 154 cursos gratuitos em áreas como comércio, indústria, construção civil, turismo, administração, atendimento, informática e telemarketing.

Via Rápida - O Via Rápida Emprego é um programa do Governo do Estado de São Paulo, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, que oferece cursos básicos de qualificação profissional de acordo com as demandas regionais. O objetivo é capacitar gratuitamente a população que está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho ou que deseja ter seu próprio negócio.

Podem participar do programa pessoas maiores de 16 anos, alfabetizadas e que residam no Estado de São Paulo. É dada prioridade para candidatos: que estejam desempregados, com maior idade, mais baixa escolaridade, mulheres arrimo de família e com maiores encargos familiares.

O programa atende os públicos específicos tais como: jovens matriculados no ensino médio nas escolas públicas estaduais, idosos, pessoas com deficiência, beneficiários dos programas estaduais de transferência de renda Ação Jovem e Renda Cidadã, reeducando em regime semiaberto e egressos do sistema penitenciário.

São oferecidas mais de 130 modalidades de cursos gratuitos, nas áreas da construção civil, comércio, serviços e indústria, com duração de 30 a 90 dias, dependendo do tipo de ocupação. Os cursos são disponibilizados de acordo com as necessidades regionais, identificadas com base nas informações do Emprega São Paulo, da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo; do Cadastro de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho e Emprego; dos diagnósticos de emprego elaborados pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) e demandas municipais.

Serviço:

Entrega de certificados de cursos do PEQ – Programa Estadual de Qualificação