12 MAR 2012
Irizar recebe área da Prefeitura e planeja crescimento em futura nova fábrica

A Prefeitura de Botucatu formalizou na manhã desta segunda-feira (12) a doação de área para a construção da nova fábrica da Irizar no Município. A assinatura da escritura foi realizada no atual parque fabril da encarroçadora para um público formado por autoridades públicas, representantes da indústria local e na grande maioria funcionários da empresa cuja matriz fica localizada na região basca da Espanha. O ato formaliza o repasse para a multinacional de uma área de 234 mil metros quadrados, localizada no novo distrito industrial 4, com acesso pela Distrito 3, às margens da Rodovia Marechal Rondon, km255, sentido São Manuel.

A Irizar Brasil foi criada em Botucatu no ano de 1997 e se especializou na produção de ônibus rodoviários, que hoje são exportados para vários países da América Latina, África, Europa e Oceania. Mas nos últimos anos, a empresa atingiu o limite possível de expansão na área atual de 39 mil m² onde está instalada atualmente, também na Rodovia Marechal Rondon, mas ao lado da sede da Caio Induscar.

Em razão disso foram realizados estudos para soluções de médio e longo prazo que lhe permitam atender a demanda do mercado de ônibus rodoviários de luxo, bem como de componentes para veículos ferroviários que tem apresentado grande potencial de crescimento. Com a construção de uma nova planta industrial, a empresa poderá concentrar suas operações, ganhar em logística, produtividade e competitividade no mercado.

A empresa espanhola deve apresentar no prazo de seis meses, o projeto final de ampliação. Também ficou definido que, até seis meses após a Prefeitura garantir o acesso pavimentado ao terreno, a Irizar iniciará a urbanização do local. A construção dos prédios será executada no prazo máximo de um ano após ser lavrada a escritura de doação da área. Calcula-se que a empresa disponha mais de R$ 50 milhões nesta sua nova etapa de crescimento no País.

O investimento, na chamada fase 1, permitirá que a fábrica de Botucatu aumente sua capacidade de produção de três para quatro ônibus/dia, com geração de mais 100 empregos diretos. Hoje a Irizar conta em seus quadros com cerca de 600 funcionários na unidade de Botucatu. No prazo de 3 a 7 anos, o objetivo é atingir a marca de seis unidades/dia, com geração de mais 200 empregos diretos e outros 250 indiretos. E no prazo de 7 a 11 anos, outros 200 empregos diretos e 200 indiretos.

“Fabricamos hoje cerca de 800 carrocerias por ano com pouco mais de 560 funcionários. Queremos que em um futuro próximo possamos gerar mais de mil empregos e atingirmos a produção de mais de 2 mil carrocerias por ano”, prevê o diretor geral da Irizar Brasil, Axier Etxezarreta Aiertza, que considera a empresa uma verdadeira família.

Não é a toa que nos últimos quatro anos a Irizar Brasil tem feito parte do grupo das 150 melhores empresas para se trabalhar no País, conforme pesquisa realizada pelas revistas Você S/A-Exame, da editora Abril.

“Estamos há 14 anos no Brasil. Começamos aqui em Botucatu com 47 pessoas e destas, 39 continuam ainda conosco. É um percentual muito representativo no tratamento e relacionamento com nossos funcionários. A prefeitura viu a dimensão que a Irizar tem em Botucatu e por isso chegamos a este acordo”, completa Etxezarreta.

Mais emprego - As negociações para a construção da nova planta industrial da empresa começaram em 2010, quando da viagem do prefeito João Cury à Espanha. Em setembro daquele ano, a Irizar apresentou uma carta de intenções com o projeto de ampliação das atividades industriais no município.

Em fevereiro de 2011, o prefeito recebeu em seu gabinete o presidente do Grupo Irizar, Gorka Herranz Landa e membros de sua diretoria. Na ocasião, os executivos espanhóis foram informados que a Prefeitura havia concluído o processo de desapropriação de uma área de 450 mil metros quadrados para viabilização de um novo distrito industrial e que uma área de 250 mil metros quadrados já estava reservada à ampliação da Irizar.

Antonio Carlos Stein, secretário adjunto da Indústria, ressalta o impacto que um simples gesto da Prefeitura pode gerar um efeito em cadeia positivo para a economia local. “Serão mais empregos ao longo dos anos, investimentos na área a ser construída, e impostos a serem recolhidos para o Município, que consequentemente serão revertidos para a saúde, educação e outras áreas básicas e de desenvolvimento da Cidade”, coloca.

Ele ainda lembra que o setor de indústria de transporte em Botucatu é responsável por mais de 70% das exportações do Município, que em 2011 alcançou as cifras de US$ 150,6 milhões. “A Irizar é a segunda maior exportadora de Botucatu, e isso gera um belo retorno comercial para Botucatu”, diz.

Presente no evento, o prefeito João Cury Neto, elogiou o modelo de gestão da empresa, a qual já estava sendo sondada por outras cidades da região. “Outras prefeituras já estavam estendendo tapete vermelho para a Irizar, tentando atrair seus investimentos. Isso nos incomodava muito, pois a Irizar é um dos nossos xodós da indústria e umas das mais respeitadas do mundo. É dever do Poder Público lutar para a permanência de empresas como esta, que gera riqueza para o Município, contribui para seu desenvolvimento e valoriza o relacionamento com os funcionários, ou seja, mais de 560 famílias que dependem dela”, reforça.

O Chefe do Executivo destacou ainda a fase ímpar de crescimento pela qual passa Botucatu, que inclui a construção do Parque Tecnológico, às margens da Rodovia Gastão Dal Farra, e a busca incansável por qualificação da mão-de-obra por meio da Universidade do Trabalhador (Unit). “Emprego é o que de fato traz dignidade ao homem, por isso vamos investir ainda mais em capacitação e treinamento para que a população possa ser absorvida por empresas de alta qualidade como a Irizar”, conclui.

Irizar do Brasil

Rodovia Marechal Rondon, km 252,5 – Botucatu